sábado, 28 de fevereiro de 2015

O SERVIÇO DE TECNOLOGIA ALTERNATIVA–SERTA REALIZA INTERCÂMBIO ENTRE AGRICULTORES/AS FAMILIARES DE JATAÚBA E BREJO DA MADRE DE DEUS
O Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA, através da equipe de técnicos composta por Bruna Lima - Bióloga e Técnica em Agroecologia (Técnica do Serta no Município de Jataúba) Éden César- Engenheiro Agrônomo e Técnico em Agropecuária (Técnico do Serta no Município de Brejo da Madre de Deus) e Cíntia Costa - Zootecnista, (Coordenadora Técnica). 
Realizou na última quinta-feira (26-02), um intercâmbio entre agricultores/asdo Município de Jataúba- PE e Brejo da Madre de Deus –PE, para troca de conhecimentos e experiências.
Na ocasião também foram ministradas oficinas cujos temas abordados foram destinados ao estudo de Práticas Adequadas de Conservação do Solo, bem como, a abordagem de Alternativas Agroecológicas de Combate a Pragas e Doenças.
O SERTA entende que a Assistência Técnica e Extensão Rural, deve desempenhar um papel educativo junto aos produtores/as, atuando como facilitadores na transição da agricultura convencional para a agricultura agroecológica, potencializando o conhecimento endógeno dos/as agricultores/as, das comunidades e territórios, com estimulo ao uso sustentável dos recursos naturais locais, alicerçados nos princípios agroecológicos.
Comeste projeto o SERTA quer reforçar seu compromisso de fortalecer a agricultura familiar, por meio da agroecologia, levando às famílias agricultoras conhecimentos, habilidades e atitudes para que eles mesmos queiram, saibam e possam protagonizar a solução dos seus próprios problemas e dificuldades através de modelos de Assistência Técnica, onde o processo educacional seja levado em conta.
A ação faz parte do conjunto de metas do Projeto Propriedades Agroecológicas Sustentáveis de Pernambuco, dentro da Chamada Pública INCRA e SAF/DATER/MDAN° 12/2013.


Ruy Siqueira/Portal do Agreste


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário