quarta-feira, 15 de março de 2017

CHUVA ENCHE AÇUDES BARREIROS E RIOS E TRAZ ESPERANÇA DE FARTURA NA ZONA RURAL DE JATAÚBA-PE
Imagem no Sítio Campos (Foto Geraldo Jorge)

As chuvas com intensidade na zona rural do Jataúba no agreste Pernambucano se transforma em fonte de água e de alimento para os animais. A região sofria com a estiagem a mais de 5 anos.
Imagens da Barragem do Sítio Cabaços (Fotos Carlinhos Silva)
Os agricultores do município de Jataúba estão contentes com o clima. As chuvas têm levado fartura para o campo. O verde vai domina a paisagem com certeza na região que durante a um bom tempo todos sofrem com a estiagem. Na região do Sítio Brejinhos, os criadores tangem o gado para a área de pasto que está começando a ficar verdinho com as últimas chuvas. 
 
Nesta região do município de Jataúba, estavam atravessando uma das piores estiagens da história, onde nunca visto gado comendo facheiro e alastrada queimado, e nesse últimos dias os agricultores foram surpreendidos com chuvas, com uma precipitação pluviométrica em torno de 228 mm em 10 dias.
Os açudes começaram a encher e melhorar os níveis de água para o consumo dos animais. As chuvas nas localidades de Brejinho, Cabeça de Vaca, Lazaro Sítio do Meio e região foram motivo de alegria, já que muitos barreiros e riachos transbordaram com a boa precipitação.
Outra localidade que choveu muito foi no sítio Cabaço onde a chuva encheu a barragem e ela sangrou onde a muito anos não sangrava. Nesse período, rios, que secam durante o verão, transformam-se em fonte de água e de alimento para os animais. 
A mesma chuva que deixa rios, açudes e barreiros cheios, beneficiando a pecuária e a agricultura, também chega à casa dos sertanejos, alegrando a quem passa a maior parte do ano sofrendo com a seca. 

O Nordeste é a região mais beneficiada pelo clima em período de chuva. Com certeza continuando com as chuvas a produção de grãos deverá ser muito boa esse ano.


Ruy Siqueira / Portal do Agreste


APOIO CULTURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário