quinta-feira, 2 de março de 2017

PARABÉNS JATAÚBA PELOS SEUS 55 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
Jataúba é um Município Brasileiro do estado de Pernambuco Localizado a 222km da capital de Pernambuco Recife. 

Sua população segundo o IBGE em 2012 é de 16.219 habitantes. Com uma área de 672 km² e seu Bioma é a Caatinga.


Imagem área da cidade de Jataúba
O município de Jataúba é formado pelo distrito sede e pelos povoados
do Jacu, Passagem do Tó, Jundiá e Riacho do Meio.

Jataúba faz divisão territorial com as seguintes cidades ao norte com a cidade do Congo-PB, ao sul com Belo Jardim-PE, a leste com Santa Cruz do Capibaribe-PE e Brejo da Madre de Deus-PE e a oeste com Poção-PE.
HISTÓRIA - O nome Jataúba veio do nome de uma árvore o Jatobá ou Jataíba (Hymenaea courbaril), é uma palavra dotupi yeta'ïw.
O pé de Jatobá que deu origem ao nome da cidade era localizado às margens do Riacho Jundiá, era um ponto de encontro entre os comerciantes da época, a partir dai começou a nascer Jataúba. Mas por causa das enchentes esse ponto de encontro passou a ser em um local mais elevado. 

Resultado de imagem para IMAGENS DA IGREJA  DE JATAUBA FOTOS
Jataúba sempre foi chamada de "Boca do Sertão" devido à proximidade com as áreas de criação de gado dos sertões da Paraíba, sendo que semanalmente eram e ainda hoje é realizada a feira de gado, caprinos e ovinos.
Essa foi à maior razão para o crescimento de Jataúba (então conhecida como Jatobá do Brejo), a ponto de ser elevada à categoria de distrito do município do Brejo da Madre de Deus, em 1879.
Feira livre de Jatobá do Brejo (Jataúba).
A vila Jatobá passou a denominar-se JATAÚBA. Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31 de dezembro de 1943.
Feira livre e a Filarmônica São Sebastião 
A elevação a município autônomo ocorreu em 31 de dezembro de 1958, tendo o governador do Estado vetado à lei de criação do município, anulado o veto através de mandato de segurança impetrado junto ao Supremo Tribunal Federal.
Antigos Alunos da rede de ensino de Jataúba
A instalação da Administração municipal ocorreu em 02 de março de 1962, sendo o primeiro prefeito eleito o Sr. José Higino de Souza. Gentílico: Jataubense.
Jataúba é elevada à categoria de município, pela lei estadual nº 3333, de 31-12-1958, desmembrado de Brejo da Madre de Deus. E instalado em 02-03-1962.
Pela lei municipal nº 16, de 18-12-1963, é criado o distrito de Passagem do Tó e anexado ao município de Jataúba. Pela lei municipal nº 276, de 22-09-1989, são criados os distritos do Jacu, Jandiá e Riacho da Meio e anexados ao município de Jataúba.
Divisão territorial datada de 1-VII-1995, o município é constituído de 5 distritos: Jataúba (sede), Jacu, Jundiá, Passagem do Tó e Riacho do Meio. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2012 (IBGE).


Ruy Siqueira/Portal do Agreste


WhatsApp

Nenhum comentário:

Postar um comentário