sexta-feira, 28 de julho de 2017

Governador Paulo Câmara inaugura Forte Santo Inácio de Loyola e fortalece política habitacional no Litoral Sul do Estado
Além da entrega do equipamento Patrimônio Cultural do Estado, o governador também entregou 135 escrituras de propriedade a moradores de comunidade local

Visando fortalecer o turismo do Litoral Sul do Estado, o governador Paulo Câmara esteve neste município, nesta quinta-feira (27.07), para inaugurar as obras de requalificação do Forte Santo Inácio de Loyola - Patrimônio Cultural do Estado de Pernambuco. Além de preservar a história do povo pernambucano, a restauração do equipamento irá gerar emprego e renda para a população da região.


Ao todo, foram investidos R$ 9,7 milhões nas obras - realizadas pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Na ocasião, o chefe do Executivo estadual também realizou a primeira ação de regularização fundiária do Litoral Sul, com a entrega de 135 escrituras de propriedades à comunidade Tamandaré Centro.
"Temos que preservar o que é importante para a história do nosso povo. Esse forte faz parte da história de Pernambuco. É uma obra antiga, do século 17, que nos remete à igualdade e respeito pelas pessoas. Esse instrumento de turismo vai gerar emprego, renda e desenvolvimento não apenas para Tamandaré, mas para todo o Litoral Sul do Estado", destacou o governador Paulo Câmara, acrescentando que, mesmo diante da crise pela qual o Brasil passa atualmente, o Governo do Estado não vai parar de realizar ações. "Muito ainda tem que ser feito. Os momentos são difíceis, mas, com trabalho, vamos continuar a avançar e melhorar a vida do povo, indo aos municípios e levando ações em favor de Pernambuco", completou.

O prefeito de Tamandaré, Sérgio Hacker, agradeceu o empenho do Governo de Pernambuco em investir no Turismo da região, pontuando que o esforço nesse sentido continuará. "Gostaria de agradecer toda a dedicação por Tamandaré. E quero afirmar ao povo que o investimento nesse setor não vai parar. Estamos com planejamentos na área para trazer novos investimentos e gerar mais emprego e renda para a população", afirmou.

O secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, destacou a importância da requalificação do equipamento, frisando que a obra simboliza a resistência dos pernambucanos. "Todos do Litoral Sul sabem da importância do Forte, que teve um papel fundamental na Revolução de 1817. Isso mostra, em um momento de crise por que passa o Brasil, que o governador Paulo Câmara valoriza o que temos de mais importante: a nossa história e cultura", registrou. "Tenho orgulho de fazer parte de um governo que acredita no turismo como um vetor de crescimento econômico. Essa é uma obra que vai ajudar na criação de emprego e renda. Vamos ter, enfim, oportunidade", acrescentou.

Patrimônio Cultural do Estado de Pernambuco, o Forte Santo Inácio de Loyola – único forte pernambucano fora da área metropolitana do Recife, com exceção do Forte de Fernando de Noronha - recebeu diversos reparos. Entre eles, revestimento do teto, passando por climatização e impermeabilizações, urbanismo e tratamento paisagístico. A área interna do equipamento foi transformada em um museu histórico e, agora, é possível visualizar arquivos arqueológicos e artefatos. 

Para a auxiliar de serviços gerais Marta Verônica, de 51 anos, que nasceu em Tamandaré, a restauração do forte é a realização de um sonho antigo. "Moro aqui desde que nasci, então, sei como ele era antes. Agora, vai ser ótimo porque vai aumentar o turismo da região. Estou orgulhosa e feliz por ver esse sonho sendo realizado", comemorou.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA – Durante a primeira ação de regularização fundiária do Litoral Sul, o governador Paulo Câmara entregou 135 escrituras de propriedades a moradores da comunidade Tamandaré Centro. A ação integra o Programa Meu Imóvel Legal (PMIL), executado pela Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), e tem o objetivo de transferir a propriedade definitiva do terreno, com o registro no Cartório de Imóveis. Ao todo, 700 cidadãos serão beneficiados com essa ação. Com a escritura em mãos, o morador se torna o dono do imóvel e passa a ter acesso a benefícios como financiamentos, linhas de crédito e permissão para vender a casa.

"Só quem recebe a escritura sabe da sua importância. É a segurança de ter um imóvel que é seu e que ninguém toma. E, com isso em mãos, vai poder passar para os seus filhos, com a possibilidade de gerar a renda necessária para viver. Esse movimento de regular o título de posse, que fizemos questão de realizar em Tamandaré, vai continuar a acontecer em todo o Estado", afirmou o governador Paulo Câmara.

Diretor-presidente da Perpart, Oscar Victor, registrou a dificuldade da questão da regularização fundiária no País e destacou o esforço do Governo do Estado em atenuar esse quadro. "O governador Paulo Câmara, junto às prefeituras, tem patrocinado esse projeto. Então, é com muita honra e satisfação que entregamos, hoje, essas escrituras. Parabenizo os 135 felizardos, que, agora, terão um patrimônio de fato e de direito, que agora poderão deixar para os seus descendentes", pontuou.

10ª CIPM - Durante passagem pelo município de Tamandaré, no Litoral Sul do Estado, nesta quinta-feira (27.07), o governador Paulo Câmara, acompanhado do secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, também visitou o local onde será a sede provisória da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar de Tamandaré (10ª CIPM). O equipamento contará com um efetivo de 250 policiais, fortalecendo a segurança pública nas cidades de Tamandaré, Sirinhaém, Rio Formoso, Barreiros e São José da Coroa Grande. Ao todo, esses municípios abrigam cerca de 154 mil pessoas - podendo triplicar no verão com a procura intensa pelas praias da região.

"Sabemos que o desafio da segurança é enorme e nos inquieta todo dia. Com a chegada dessa Companhia Independente, teremos mais gente nas ruas atuando decisivamente contra o tráfico de drogas, contra o crime organizado. Nosso trabalho será incansável para restabelecer a paz em Pernambuco e para dar condições de um futuro melhor para todos os pernambucanos", afirmou o governador Paulo Câmara.

Acompanharam o governador o secretário Alexandre Valença (Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação); os secretários-executivos André Campos (Articulação Parlamentar da Casa Civil) e Manuela Marinho (Prodetur); o deputado federal Danilo Cabral; e os deputados estaduais Aluísio Lessa e Clodoaldo Magalhães.


Com informações da assessoria de comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário