quarta-feira, 23 de agosto de 2017

"Quem é Antônio de Roque pra gente fazer oposição a ele?", dispara vereador em mais uma sessão na câmara de vereadores de Jataúba-PE

Nesta segunda-feira 21, aconteceu mais uma reunião ordinária na câmara de vereadores da cidade de Jataúba, cercada de expectativas pela possível escolha dos membros que iriam compor a CPI requerida pela bancada de oposição o plenário recebeu um bom público, porém, à reunião acabou frustrada pela ausência do presidente da casa vereador Paulo Floriano que por sinal não foi justificada pela mesa, desta feita a matéria não foi colocada em pauta e a indefinição continua com o caso polêmico da CPI das câmaras de ar e dos carros pipas.
Dentre os vereadores presentes alguns fizeram uso da tribuna e o que se viu mais uma vez foi um festival de ataques e defesas fato que tem sido frequente nas últimas sessões, com a ausência de Paulo Floriano quem presidiu a sessão foi o primeiro secretário da mesa vereador Antônio Biloza.
Dos dez vereadores presentes cinco fizeram uso da tribuna, confira o resumo:
Maviael (PSD) – O vereador fez um requerimento verbal pedindo que seja providenciado um pedestal mais alto para a câmara esse aprovado por unanimidade, e rebateu as colocações do vereador Veinho na última reunião e disse que vereador não pode executar obras e sim cobrar do executivo. 


Maviael parabenizou o blog Jataúba em Destaque por ter ido até o cemitério e feito a denúncia no episódio do descarte do caixão, fato ocorrido no último sábado o que classificou como um descaso, e disse que só depois os outros blogs publicaram a matéria e falou que seria bom todos os blogs fazer a mesma coisa e denunciar o que está errado no município, segundo o vereador nem todos fazem isso.
Com relação a esse caso o vereador disse que o poder público não tem como exigir do coveiro, pois, quem paga a ele não é a prefeitura e sim a população quando morre um ente querido, Maviael disse lamentar o fato de quando os mesmos estarem cobrando melhorias para o município algumas pessoas dizerem que os mesmos querem aparecer, e disse que a população tem que abrir o olho e começar dar uma resposta aos políticos já nas eleições de 2018.
O vereador ainda disse que é vergonhoso para o gestor do município que só depois de cinco mandatos conseguiu entregar o fardamento aos garis do município, quanto às cobranças para buscar recursos com deputados, Maviael disse que não vai sair batendo na porta do gabinete de ninguém e que a política não funciona dessa maneira, o vereador falou que irá procurar um deputado pra apoiar em 2018 e aí sim, depois irá cobrar do mesmo.
Ele ainda disse que fica difícil buscar emendas para o município se as mesmas terão que passar pelas mãos de alguém que pode não usar da maneira correta, sobre a CPI o vereador disse que estará entrando na justiça com um mandado de segurança para que o presidente da câmara cumpra com o seu papel e disse que o mesmo está “prevaricando” e pode ser prejudicado por tentar protelar algo tão importante para o município.

Zuza do Jacú (PTB) – O vereador teceu críticas a postura do prefeito em entrevista na Rádio Jataúba FM quando o mesmo disse que em Jataúba não tem uma oposição política administrativa e sim ao seu nome, quanto a isso Zuza disparou: “Quem é Antônio de Roque pra gente fazer oposição a ele?”, com relação a CPI Zuza lamentou a ausência do presidente da casa o que para ele foi uma manobra pra não escolher os membros da mesma, o vereador disse que já pra os mesmos estarem na 8ª reunião, no entanto, estão na e tem um recesso pela frente, segundo Zuza, vereador não era pra ter recesso e sim 4 reuniões por mês.
Mais uma vez o vereador criticou o governo federal e classificou o que o mesmo vem fazendo com os pobres como uma safadeza, o vereador disse que tem um bando de ladrão do lado de Temer e que os o mesmos que o absorveram virão ano que vem pedir votos e que a população tem a oportunidade de dar a resposta.
Zuza apresentou dados e disse ser abusivo os valores gastos pela prefeitura nos muros do cemitério da Vila do Jacú e na garagem dos ônibus, pois, segundo ele foram gastos pouco mais de R$133.527 reais e lamentou, pois, segundo ele quando os vereadores denunciam tem uns puxa-sacos que dizem que os mesmos só sabem criticar. Por fim Zuza disse que não adianta vir emendas para o município, pois, segundo ele os desmandos são grandes e os recursos não são bem aplicados.
Jackson Galego (PSB) – Jackson parabenizou o vereador Antônio Biloza pelo seu aniversário e falou sobre o governo federal, ele disse que desde que começou a entender a política nunca viu um presidente bom para o Brasil e disse que de fato em 2018 a população precisa dá uma resposta a altura a esses políticos que só pensam em seus próprios interesses. 

O Vereador elogiou a postura do ministro Bruno Araújo para com Jataúba e disse que além dos recursos de mais de 1 milhão que o mesmo já havia destinado para pavimentação alifática no município agora destinou mais 500 mil e que o senador Fernando Bezerra Coelho também destinou 350 mil para o mesmo fim, ainda sobre os deputados ele disse que recebeu uma ligação do deputado estadual José Humberto que destinou 180 mil para obras de calçamento.

Diante dos fatos Galego perguntou, cadê Diogo Moraes que nunca mandou nada pra Jataúba?

 Cadê João Fernando, mostrem recursos destinados por eles?

 Questionou dizendo que de fato ano que vem a população precisa refletir em quem merece ser votado em Jataúba.

Galego parabenizou o prefeito pela entrega dos fardamentos dos garis e pela recuperação das estradas que segundo ele já começou e ser feita, ele também ressaltou o apoio da prefeitura para com os atletas do município que irão disputar os jogos abertos do Estado de Pernambuco, e questionado sobre recursos para murar o campo municipal, Jackson disse achar que o vereador Maviael sofre de amnésia e que quando foi secretário na gestão de Sinaldo conseguiu recursos na casa de R$540 mil reais com Bruno Araújo, mas, como prefeitura estava fora do calque os recursos foram perdidos e que o mesmo não tem culpa.
Ainda rebatendo críticas o vereador disse que não é atribuição do prefeito contratar um delegado para o município e que as cobranças tem sido feitas ao governo do estado, quanto ao matadouro disse que dentro dos padrões exigidos hoje a cidade de Jataúba não tem nenhuma condição de ter um matadouro público, já com relação a merenda disse o que o município vem passando dificuldades com a empresa que fornece que não tem cumprido os prazos, porém, segundo Jackson a prefeitura já representou junto ao Tribunal de Contas para que a mesma seja substituída e que logo o problema será sanado.
Firoca (PTB) – Parabenizou Antônio Biloza pelo seu aniversário e ao prefeito pela entrega dos fardamentos do garis e pelo inicio das obras de recuperação das estradas, e disse que seria bom quando tiver algo de errado os vereadores de situação também cobrarem, Firoca falou sobra a falta de sinalização da PE-160 e disse que seria bom todos se unirem para cobrar, pois, muitos Jataubenses tem perdido as suas vidas na mesma.
Firoca fez críticas à postura do deputado João Fernando Coutinho em entrevista na rádio local, e disse: “Só agora ele vem dizer que o seu gabinete está de portas abertas pra os vereadores, ele era pra ter vindo a Jataúba pelo menos agradecer os votos que teve, e eu digo por mim, eu mesmo não vou atrás dele, se ele quiser mandar emendas pra Jataúba não precisa os vereadores irem até lá não”, disparou o vereador em tom de desabafo. Segundo Firoca o deputado agora nas vésperas das eleições tá querendo dá uma de João sem braço.
Veinho (PMDB) – Parabenizou Antônio Biloza pelo aniversário e disse até agora não sabe que rumo tomar nas eleições presidenciais do ano que vem, segundo ele nem vota em Dilma, nem Lula, nem Temer e vai esperar outros nomes que se apresentem para tomar a sua decisão. 

Parabenizou o prefeito pela entrega do fardamento dos garis e pelas reformas das estradas, por fim Veinho falou sobre a reforma que está sendo realizada no clube municipal e disse que o espaço depois de pronto será orgulho para a população principalmente aqueles que gostam de festas.
Os demais vereadores não se pronunciaram e a próxima reunião ficou marcada para o dia 28 de agosto, segunda-feira às 20 horas.


Jota Silva / Agreste No Ar / Fotos: Ruy Siqueira


Nenhum comentário:

Postar um comentário