quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Os prefeitos de cada pré-candidato a governador 
Várias pré-candidaturas estão colocadas para 2018, apesar de não ser determinante no resultado final da eleição, ter prefeitos de cidades importantes e bem-avaliados contribui consideravelmente para uma eleição, sobretudo pelo fato de que o prefeito de uma cidade relevante tem plenas condições de tocar a campanha do candidato a governador e influenciar cidades vizinhas, o que acaba tendo um impacto positivo para o projeto de um determinado candidato.

As vinte maiores cidades de Pernambuco constituem 5,4 milhões de habitantes, o que compreende 60% de todo o contingente de habitantes do estado, e por isso ter o apoio destes prefeitos será fundamental para colocar o bloco na rua. Candidato a reeleição, o governador Paulo Câmara conta com o lastro de Geraldo Julio (Recife), Junior Matuto (Paulista), Professor Lupércio (Olinda), Manoel Botafogo (Carpina), Osvaldo Rabelo (Goiana), Pastor Marcos (Abreu e Lima) e Aglailson Junior (Vitória de Santo Antão). O deputado federal Bruno Araújo, único nome do PSDB para a disputa majoritária, conta com Raquel Lyra (Caruaru), Edson Vieira (Santa Cruz do Capibaribe) e Joaquim Neto (Gravatá).

O senador Armando Monteiro, nome do PTB, conta com Izaias Regis (Garanhuns), Mario Ricardo (Igarassu), Demóstenes Meira (Camaragibe), Bruno Pereira (São Lourenço da Mata) e Célia Sales (Ipojuca). Já o senador Fernando Bezerra Coelho, do PMDB, conta com Anderson Ferreira (Jaboatão dos Guararapes), Lula Cabral (Cabo de Santo Agostinho), Raimundo Pimentel (Araripina) e Miguel Coelho (Petrolina), enquanto Marília Arraes conta com Luciano Duque (Serra Talhada).

Em termos de habitantes representados pelos prefeitos que o apoiam, Paulo Câmara é o líder, pois conta com sete prefeitos que governam 2,8 milhões de habitantes, seguido de Fernando Bezerra Coelho com quatro prefeitos que governam 1,3 milhão de habitantes, Armando Monteiro é apoiado por cinco prefeitos que governam 620 mil habitantes, seguido de Bruno Araújo que tem três prefeitos que governam 550 mil habitantes, por fim Marília Arraes é apoiada por apenas um prefeito com 86 mil habitantes.


Edmar Lira


Nenhum comentário:

Postar um comentário