terça-feira, 6 de março de 2018

Acusações, defesas ao prefeito e discurso apaziguador marcam mais uma sessão na câmara de vereadores de Jataúba

Nesta segunda-feira 5, aconteceu mais uma sessão ordinária na câmara de vereadores da cidade de Jataúba, mesmo a ausência de quatro dos onze vereadores que compõem o atual quadro de vereadores Jackson Galego, Antônio de Bilosa, Zito Lopes e Naldo de Bileu, sessão foi quente entre acusações e defesas em torno da administração do prefeito Antônio de Roque, o ponto de equilíbrio mais uma vez ficou a cargo do vereador Firoca que mais uma vez fez um discurso apaziguador, confira o resumo.
O vereador Zuza do Jacú (PTB) destacou a importância das chuvas que caíram na região nos últimos dias em especial na cidade de Jataúba, por outro lado classificou como vergonhoso o fato da principal barragem no município, a barragem da Luiza está apresentando sérios problemas na sua estrutura e disse que o principal responsável por isso é o gestor municipal. Zuza lamentou o fato de algumas escolas da Zona Rural não ter calhas para que as águas das chuvas caíssem nas cisternas.

Zuza disse que quer saber quanto foi gasto com atrações na festa de emancipação e disse ter certeza de que o dinheiro gasto na festa daria pra fazer a manutenção da barragem, Zuza disse que em uma festa que houve na Passagem do Tó foram gastos 50 mil reais só de atração e no outro dia o povo estava precisando de 3 mil pra pagar a conta de energia do dessalinizador e destacou que não contra a realização de festas, mas, disse que a gestão tem que priorizar as necessidades da população.

Em resposta ao vereador Veinho que destacou os cinco mandatos do atual prefeito, Zuza comparou o prefeito a Sérgio Cabral ex-governador do Rio de Janeiro e ao ex-deputado Eduardo Cunha e disse que os citados tinham vários mandatos, no entanto, hoje estão presos, Zuza ainda disse que a prefeitura está escondendo e se negando a entregar documentos que estão sendo solicitados na CPI que investiga a questão dos carros pipas e trocas de pneus e câmaras de ar.
O vereador Maviael (PSD), destacou a importância das chuvas na região e disse que a situação que se encontra a barragem da Luiza é reflexo da falta de interesse do prefeito em resolver o problema da seca no município, segundo o vereador o prefeito não interessa pelo fato de vários carros pipas agregados na prefeitura os quais usa para humilhar o povo que precisa de um carro pipa e consequentemente angariar votos.

O vereador classificou como vergonhoso o fato do prefeito está há 20 anos no poder e não ter construído uma barragem no município, Maviael disse que o fato do prefeito ficar buscando emendas para construção de calçamento e postos de saúde é um meio de tirar o foco da principal necessidade do povo que é a questão hídrica, para ele é muito fácil abrir a boca e dizer que tudo as mil maravilhas. Maviael desafiou o prefeito a ir em uma emissora de rádio e explicar a situação da barragem da Luiza e disse que ele (prefeito), não vai pelo fato de não ter o que dizer a população.

Maviael disse que segundo estudos a cada 20 minutos em torno de 13 à 15 mil litros de água estão sendo desperdiçados e que quem diz que o prefeito não tem culpa sobre isso é da mesma laia dele e não quer ver o bem da população.
O vereador Veinho (PMDB) único a falar pela bancada de situação, disse que o prefeito não tem responsabilidade nenhuma pelo que está acontecendo com a barragem da Luiza, segundo o vereador a barragem é de responsabilidade do estado e a prefeitura não tem nada a ver com o problema, Veinho destacou a importância das chuvas e amenizou o fato de Jataúba não ter uma barragem de grande porte para abastecer o município dizendo que em breve o governador trará água para o município através da Adutora do Alto Capibaribe e disse que se isso não acontecer os vereadores da oposição podem chamá-lo de mentiroso.

O vereador disse que está na câmara para defender os interesses do povo e para defender o prefeito que segundo ele tem feito um grande trabalho no município. Veinho respondeu ao vereador Zuza com relação aos carros pipas e disse que o prefeito não bebeu a água que o mesmo questiona na CPI, segundo Veinho o que houve foi um erro da secretária na prestação de contas e a água foi distribuída nas escolas e também para as pessoas que precisaram de um carro pipa.

O vereador disse que os oposicionistas só sabem criticar e questionou o porquê da oposição não ter ido atrás de resolver os problemas da barragem, Veinho mais uma vez destacou a entrega da academia da saúde e as obras que estão sendo realizadas no PSF da comunidade de Umburanas e disse que é por isso que o prefeito tem 5 mandatos, e ironizou dizendo que o mesmo ainda vai dar muita dor de cabeça a oposição.
Já o vereador Fernando Firoca (PTB), fez mais uma vez um discurso apaziguador, o vereador destacou os 56 anos de emancipação política do município e destacou o brilho da festa realizada, Firoca disse que seria bom resgatar as festas tradicionais da cidade como a Festa da Beterraba e a Festa de São Sebastião que hoje só conta com a parte religiosa. O vereador destacou a importância das chuvas na região e disse que algo tem que ser feito para que a água acumulada na barragem da Luiza não se perca pela falta de cuidados com mesma e destacou a sua luta e requerimentos feitos em torno da limpeza da barragem que segundo ele nunca foi atendido.

Firoca disse que no encontro que teve com os seus candidatos a deputados Alessandra Vieira Estadual e Silvio Costa Filho federal, disse esperar que os mesmos não fossem mais uma decepção para o povo e que irá cobrar a construção de uma barragem de grande porte para resolver o principal problema da população jataubense, Firoca mais uma vez tocou na tecla sobre a construção de uma feira de confecções na cidade em um local as margens da PE-160 o que para ele poderia começar pequeno e depois crescer já que o fluxo de sulanqueiros que trafegam pela cidade vindo de outros estados é muito grande.

Respondendo ao discurso do vereador Veinho sobre os cinco mandatos do prefeito Antônio de Roque, Firoca disse que ninguém é eterno e que na hora que a maioria do povo quiser o quadro irá mudar.

Não compareceram os vereadores, Jackson Bruno, Zito Lopes, Antônio Biloza e Naldo de Bileu, a próxima sessão está marcada para essa quinta-feira dia 8 às 10 horas da manhã.


Jota Silva / Agreste No Ar



MAIS UM PARCEIRO NO PROGRAMA DEBATE LIVRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário