quinta-feira, 1 de março de 2018

Jataúba, 56 anos de História! A Nossa Bandeira!

Resultado de imagem para imagens da bandeira de jatauba pe

A Bandeira do município de Jataúba foi criada em meados do ano de 1978, exatos 16 anos depois de sua emancipação politica. Diante da necessidade de expressar de forma simbólica as características primordiais de nossa terra, a bandeira surgiu de um pedido do então prefeito da época: Severino Miguel dos Anjos.
O lábaro jataubense retrata os aspectos mais comuns do lugar, símbolos genuínos que identificam os costumes daquela época até agora. A aprovação da figura como nossa bandeira oficial foi realizada na Câmara de Vereadores fazendo eternamente desta o ícone preponderante do município.
A flâmula supracitada foi criada e idealizada por Abel Carlos de Araújo, conhecido por Abelzinho (In Memorian) e em parceria, confeccionada pela professora Bernadete Gomes (In Memorian). Ele, natural de Jataúba, cursou Engenharia Agrônoma na Universidade Federal de Pernambuco e concursado, trabalhou nos municípios de Ouricuri, Triunfo, Agrestina e Jataúba. 
Ela, também cidadã jataubense, foi professora e exerceu sua profissão na Escola Estadual José Lopes de Siqueira. Mãe de família exemplar, Dona Bernadete, como era chamada, se destacava por sua fé no catolicismo, sendo também, uma das primeiras catequistas da história de nossa terra. 
 Resultado de imagem para imagens da bandeira de jatauba pe
Para representar toda nossa Jataúba numa simples bandeira, Abelzinho e Bernadete utilizou as cores: branca, vermelha, marrom e verde. A bandeira se divide ao meio destacando suas principais cores, a cor branca, que representa a paz e o aconchego do então pacato município, e a cor vermelha que representa o simbólico martírio de seu padroeiro, também a luta que a mesma travou para conquistar a sua emancipação.
  Resultado de imagem para imagens da bandeira de jatauba pe
No centro da bandeira há um escudo com os principais desenhos de figuras da época na qual nossa Jataúba conquistou sua independência, tais como o algodoeiro, maior fonte de economia da época; serras, que representa o principal ponto de referência, a Serra do Jacarará; os cactos, como a forma de vegetação típica desta região e uma pequena representação da nascente do Rio Capibaribe, na Lagoa do Angu, no Sítio Araçá, o qual nosso município divide com Poção, cidade vizinha. 

Bandeira desenhada no PAINT em 1994

Sendo Jataúba a primeira cidade a ser banhada por tal e famoso rio. Pelas gravuras do pavilhão, percebemos que já tivemos o prazer de desfrutar de uma fábrica de algodão no território jataubense. Era a “Boxuel" e "SANBRA - Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro” que se estabeleceu na Rua Nova, hoje, atual Avenida José Lopes de Siqueira.
Bandeira redesenhada e vetorizada em 2017

Como jataubenses, somos eternamente gratos a Abelzinho e Dona Bernadete pela majestosa inspiração de cores e símbolos depositados em nossa bandeira. Hoje, mais do que nunca, ela é exemplo e motivação para que unidos possamos permanecer de cabeça firme e lutar por aquilo que for melhor para os nossos munícipes, nos orgulhando sempre de sermos jataubenses.



memoriajatauba.blogspot.com.br


Um comentário: