domingo, 11 de março de 2018

Terceira edição do Governo Presente leva serviços gratuitos de cidadania e saúde à comunidade da Ilha do Joaneiro

O mutirão foi realizado na Escola Estadual Dom Carlos Coelho, das 8h às 12h

O governador Paulo Câmara acompanhou, neste sábado (10.03), mais uma "Ação de Cidadania" do Governo Presente (GP), desta vez, na comunidade Ilha do Joaneiro, no bairro de Campo Grande, Zona Norte do Recife. O mutirão, realizado na Escola Estadual Dom Carlos Coelho, reuniu uma série de serviços de cidadania e saúde que foram ofertados gratuitamente à população. 


Esta terceira edição contou com a parceria da Prefeitura do Recife, com serviços do Recife em Ação, contemplando atividades nos âmbitos da saúde, limpeza, iluminação e manutenção na localidade. A iniciativa integra um conjunto de medidas desenvolvidas pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), que visa possibilitar o resgate da cidadania, a garantia dos direitos e a prevenção social da violência em territórios mais vulneráveis.

“A gente está nesse esforço cada vez maior da presença do Governo do Estado em todas as comunidades de Pernambuco. Temos buscado oferecer mais serviços, com mais agilidade e em mais comunidades. Ao longo da semana, muitas pessoas não têm condição de ir e aproveitam um sábado como esse para tirar documentos como a identidade, o CPF , a certidão de nascimento, fazer exames ou tirar dúvidas em diversos aspectos. Com essas ações, estamos buscando facilitar a vida do cidadão”, afirmou o governador Paulo Câmara.
Assim como aconteceu no Curado IV, no Jaboatão dos Guararapes, no último dia 25 de fevereiro, o mutirão do GP ofereceu serviços como: emissão de documentos novos e a segunda via das certidões de nascimento e casamento. Além disso, foram ofertados também atendimentos de saúde como testes de DST, HIV, mamografia, glicemia e aferição de pressão. Para quem buscava capacitação, também foi realizada uma palestra sobre perfil profissional. Além disso, a Secretaria de Defesa e Proteção dos Animais do Recife disponibilizou serviços de vacinação e consultas na Escola Santa Cecília, na Rua Alice Gomes, também em Campo Grande.
O prefeito Geraldo Julio destacou que essa primeira edição de parceria entre Estado e Prefeitura será ainda mais vantajosa para a população. “Estamos fazendo uma ação conjunta com o Governo de Pernambuco, em que várias secretarias estaduais e municipais atuam juntas. São muitas ações acontecendo ao mesmo tempo. Cresceu o mutirão, cresceram os serviços e cresceu a população atendida”, comemorou.
Para o secretário da pasta responsável pela ação, Cloves Benevides, o Governo de Pernambuco mostrou, nesta terceira edição, coesão e unidade na oferta dos serviços à comunidade Ilha do Joaneiro. “Estamos mostrando qual a missão do Governo Presente: integrar as ações e oferecer melhores serviços aos povos e oportunizar o acesso a direitos e benefícios”, registrou.
A dona de casa Gisele Falcão, de 44 anos, é moradora do bairro de Campo Grande e foi até o local do mutirão para realizar o exame de mamografia. Para ela, a ação facilitou bastante o acesso ao serviço. “Sem o Governo Presente, eu não teria ido fazer esse exame. Porque seria difícil conseguir, ia demorar mais”, disse. 

Para a também dona de casa Léa Cristina Alves, de 41 anos, por ser uma iniciativa que está próxima dos moradores, isso acaba incentivando a realização de exames e da utilização dos outros serviços. “Nem todas as pessoas têm condições de sair de casa, como os idosos, então vêm para cá, porque é mais perto”, avaliou Léa, que foi ao mutirão para aferir pressão e exame de glicemia.
A iniciativa, que é o braço social do Pacto Pela Vida, busca fortalecer as diretrizes do Plano Estadual de Segurança, proporcionando atividades voltadas para a juventude, aproximando deste público estratégias de qualificação, cultura, lazer, cidadania e tecnologia. As ações são articuladas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Secretaria Executiva de Articulação Social (Seart), envolvendo parcerias entre secretarias estaduais, municipais e instituições privadas.
Acompanharam o governador durante a ação os secretários João Campos (chefe de Gabinete); Antônio de Pádua (Defesa Social); Felipe Carreras (Turismo, Esportes e Lazer); Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos); Fred Amâncio (Educação); Antonio Figueira (Assessoria Especial); João Suassuna (executivo de Criança e Juventude); o deputado federal Danilo Cabral; e o deputado estadual Pastor Cleiton Collins.
GOVERNO PRESENTE -
O programa defende a garantia de direitos e de prevenção social contra a violência, com foco na atuação em territórios mais vulneráveis do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Petrolina desde 2008. Nestas localidades, o Governo de Pernambuco atua buscando a diminuição dos índices de violência levando políticas públicas e ações de cidadania. Neste ano, a iniciativa amplia as estratégias de atuação para contemplar, também, os municípios do Cabo de Santo Agostinho e do Paulista.
Durante este ano, também serão oferecidas seis mil vagas para oficinas culturais, artísticas e de profissionalização gratuitas como oficinas de grafitagem, foto e videojornalismo, hip hop, capoeira e percussão. Essas atividades serão distribuídas em todos os 50 territórios de atuação atendidos pelo Governo Presente em Pernambuco.


Informações da Assessoria de Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário