segunda-feira, 30 de abril de 2018

Sétima edição do Governo Presente aporta em Jardim São Paulo com oferta de serviços gratuitos de saúde e cidadania
Paulo Câmara comandou, mutirão que intensifica agenda de ações sociais em comunidades vulneráveis do Estado
Reforçando o compromisso social do Governo do Estado no estímulo a ações que possibilitem o resgate da cidadania, a garantia dos direitos e a prevenção da violência, o governador Paulo Câmara comandou, a sétima edição do Governo Presente (GP). O programa, que vem novamente ao Recife, desta vez aportou no bairro de Jardim São Paulo, na Zona Oeste da cidade, oferecendo serviços durante toda a manhã na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Trajano de Mendonça.
 A iniciativa, que é o braço social do Pacto Pela Vida, integra um conjunto de medidas desenvolvidas pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ). Apenas nesta edição, foram realizados 7.797 atendimentos, entre serviços, palestras, difusão e divulgação.
"É muito importante a gente estar presente nos bairros, em uma comunidade tão grande como a que mora aqui em Jardim São Paulo e que está tendo a oportunidade, neste sábado, de ter acesso a serviços públicos tão essenciais. É uma grande ação de cidadania que tem sido feita com muita competência pela secretaria de Desenvolvimento Social e que agrega ao ambiente da escola. Pernambuco tem a melhor educação pública do Brasil graças a ações de professores, gestores, alunos e da comunidade escolar. Aproveitamos também essas ações do Governo Presente para estimular a educação. Hoje tivemos bonitas apresentações dos alunos, atrações culturais, ações que aliam cidadania, cultura e educação, transformando Pernambuco em um lugar melhor", destacou o governador.
Seguindo o cronograma das últimas edições, foram ofertados durante o mutirão serviços como emissão de RG, CPF e segunda via das certidões de nascimento e casamento. Atendimentos de saúde como testes de DST, HIV, mamografia, glicemia, prevenção ao câncer de colo de útero e aferição de pressão também foram oferecidos à população. Consultas ao Detran-PE, Celpe, Compesa e realização de inscrição no Cadastro Único e Bolsa Família foram alguns dos destaques, tendo uma enorme procura da população. O programa oferece, além dos serviços já citados, orientações sobre prevenção ao uso de drogas, direitos humanos, das mulheres e das pessoas com deficiência. O atendimento é rápido e totalmente gratuito.
O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Cloves Benevides, destacou a eficácia do mutirão em fornecer serviços essenciais para a população. "A cada sábado, um novo episódio. A gente está acostumado a dizer que temos cidadania em todos os dias. Durante a semana, nas Estações, nas ações convencionais e, nos sábados, nestes mutirões que oferecem vários serviços a população. Nós entendemos que essa é a melhor forma de se fazer governo, perto das pessoas e atendendo às necessidades delas", explicou. 
Tirando o RG pela primeira vez, Cássia Kelly Alves da Silva, de 17 anos, comentou sobre a felicidade de, enfim, conseguir tirar os documentos. “Ficou muito mais fácil. Sem isso aqui, eu ia demorar muito mais. Faz muito tempo que eu tento tirar meus documentos — principalmente a identidade — e não consigo. Tirei a identidade, vou tirar o CPF, registro e a carteira de trabalho. Me ajudou muito”, comemorou.
Com quase 65 mil atendimentos apenas neste ano, a meta para 2018 é aumentar em 40% a resolução de conflitos de vizinhança e familiares. A iniciativa busca fortalecer, também, as diretrizes do Plano Estadual de Segurança, desenvolvendo estratégias de prevenção social da violência, qualificação, cultura, lazer, cidadania e tecnologia para os beneficiados. As intervenções são articuladas pela SDSCJ, por meio da Secretaria Executiva de Articulação Social (Seart), envolvendo parcerias entre secretarias estaduais, municipais e instituições privadas.
Ainda durante a agenda, o governador Paulo Câmara e o secretário de Educação, Fred Amancio, foram homenageados pela aluna Mirela Vitória Santana dos Santos, da EREM Trajano de Mendonça. A estudante aproveitou a oportunidade para agradecer ao governador o seu empenho em não deixar o investimento na educação de lado. "Mesmo em um período em que não só o Estado, mas o Brasil como um todo passa por uma crise econômica muito grande, o senhor não deixou de investir na educação e nos alunos. Muito obrigada por não deixar de se importar com a nossa questão emocional e com o nosso estudo", enalteceu. O secretário de Educação também aproveitou a visita para anunciar o início, em junho deste ano, da construção da quadra coberta da escola que foi sede desta edição do Governo Presente.
GOVERNO PRESENTE - O Governo Presente é um programa que visa a garantia de direitos e de prevenção social contra a violência, atuando, desde 2008, em territórios mais vulneráveis do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Petrolina. Nestas localidades, o Estado atua buscando a diminuição dos índices de violência, levando políticas públicas e ações de cidadania. Em 2018, a iniciativa amplia as estratégias de atuação para contemplar, também, os municípios do Cabo de Santo Agostinho e do Paulista. Durante este ano, também são oferecidas seis mil vagas para ações culturais, artísticas e de profissionalização gratuitas, como oficinas de grafitagem, foto e videojornalismo, hip hop, capoeira e percussão. Essas atividades serão distribuídas em todos os 50 territórios de atuação atendidos pelo Governo Presente em Pernambuco.
Acompanharam também o governador durante a agenda deste sábado os secretários estaduais Antônio de Pádua (Defesa Social), Antônio Limeira (chefia de Gabinete em exercício); o presidente da Compesa, Roberto Tavares e o deputado estadual Diogo Moraes.


Informações da Assessoria de Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário