quinta-feira, 10 de maio de 2018

Governador Paulo Câmara recebe cônsul-geral da China no Recife

O governador e a representante chinesa conversaram sobre o papel do Nordeste e do Estado na retomada da economia brasileira

O governador Paulo Câmara recebeu, nesta quarta-feira (09.05), a cônsul-geral da China no Recife, Li Feiyue, no Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião, a representante chinesa, que está se despedindo do comando do Consulado devido à aposentadoria obrigatória do serviço público do seu país, destacou o papel do Nordeste para a retomada da economia brasileira, ressaltando a importância de Pernambuco como um dos principais atores desse processo. Paulo aproveitou a oportunidade para agradecer o trabalho exercido por Feiyue na Capital pernambucana e colocou o Estado à disposição, reforçando também o interesse pernambucano em discutir possibilidades de parcerias com os chineses.
"É sempre muito bom estar em contato com representantes de países que enxergam em Pernambuco uma alternativa interessante para a realização de investimentos e o estabelecimento de diferentes tipos de parcerias. E, com a China, esse diálogo será uma constante em nosso governo", frisou Paulo Câmara. 

Presente no encontro, a secretária-Executiva de Relações Internacionais, Rachel Pontes, ressaltou que o fato de a China ter escolhido Pernambuco para instalar, há dois anos, sua representação no Nordeste - com a exceção da Bahia - contribuiu para a cristalização da perspectiva de que o Estado reúne as condições para liderar a região nos aspectos econômico e social. "Eles fazem estudos, análises e enxergam esse potencial em Pernambuco. E isso permite o início de processos que, na sequência, podem resultar em trocas de experiências e novas oportunidades", afirmou, lembrando que a China ampliou sua participação consular em Pernambuco, contando com seis cônsules no Estado.
Durante a conversa com o governador Paulo Câmara, Li Feiyue revelou que ficou muito feliz em acompanhar, nos últimos anos, o desenvolvimento da educação pública pernambucana - primeira colocada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). "Pernambuco está de parabéns", disse. Ela assumiu o cargo em 2015 - ano em que a repartição foi instalada no bairro de Casa Amarela, no Recife. Em breve, uma nova cônsul-geral será destacada para ficar à frente da estrutura.

Também participaram do encontro o secretário-executivo da Casa Civil, José Neto; o vice-cônsul-geral, Shang Siyuan; e a cônsul Zhang Re.



Informações da Assessoria de Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário