sexta-feira, 13 de julho de 2018

Jataúba e a gangorra política de 2018. Quem ganha, quem perde?
O pleito eleitoral de 2018 está se afunilando e há pouco mais de 80 dias para as eleições os apoios ainda não estão totalmente definidos, isso em virtude da indefinição que ainda existem com relação a alguns nomes que irão disputar as eleições, bem como as suas posições nas chapas majoritárias. Em Jataúba no Agreste pernambucano o cenário não é diferente e ainda poderemos ter algumas surpresas nos próximos dias.

Com as pré-candidaturas apresentadas até o momento e os apoios pré-definidos podemos fazer um raio-x preliminar e definir quem leva a melhor em um cenário de descrebilidade política no qual o País vem passando há algum tempo.

Governador; Dentro do cenário atual Paulo Câmara que concorre à reeleição seguramente leva a melhor já que tem o apoio declarado dos dois principais grupos do município liderados por Antônio de Roque e Fábio Mamão e caminharão de mãos dadas ao lado do socialista, em contrapartida a terceira via liderada pelo ex-vereador Chico de Irineu e o empresário Boy estão com o senador Armando Monteiro que mais uma vez disputará o governo do estado, já Furibinha corre por fora e aposta na candidatura de Marília Arraes que, diga-se de passagem, entre os três tem a maior perspectiva de vitória se levarmos em conta os resultados das últimas pesquisas e o seu baixo índice de rejeição, resta saber se o PT dará a ela essa oportunidade.

Paulo sendo reeleito continuará a disputa pelas obras do governo entre Antônio e Mamão, sendo que Mamão nesse cenário levaria uma pequena vantagem pelo fato de ter os dois deputados que são apoiados por ele como aliados do governo, em contrapartida o prefeito goza de uma amizade pessoal com o governador. Sendo Armando eleito, o cenário muda, pois, recentemente Mamão o descartou alegando que foi abandonado pelo mesmo nas eleições de 2016, Chico sai fortalecido por ter levando a bandeira de Armandão e Antônio de Roque tem como trunfo seus deputados que são da base do atual senador e podem mediar uma aproximação, caso Marília vença Furibinha sai por cima e estará com a faca e o queijo na mão, politicamente falando.

Senado;
Na disputa para o senado o cenário é um pouco diferente, já que ainda não foram definidos todos os nomes no que temos hoje dá pra imaginar que Mamão apoiará Mendonça, Antônio de Roque deverá apoiar Bruno caso o PSDB o lance para disputar o senado, e Chico de Irineu deverá ir de Silvio Costa caso o mesmo consiga disputar uma vaga no senado federal. Cenário que fica indefinido se levarmos em conta a revolta popular em torno das votações das reformas dá pra cravar que Silvio Costa levaria a melhor, mas, na hora do voto o eleitor geralmente segue as orientações dos seus líderes, no entanto, esse é um cenário que poderemos ter surpresas.

Presidente; Esse é o cenário mais indefinido, o que dar pra dizer é que Mamão, Chico de Irineu e Furibiha caminharão juntos nesse quesito, já que declaram abertamente que votam em Lula se o mesmo for candidato ou alguém indicado pelo petista, já o prefeito Antônio de Roque deverá apoiar Geraldo Alkinmin (PSDB) que terá como principal cabo eleitoral no estado Bruno Araújo, com isso o cenário fica bastante indefinido, no entanto, com uma grande possibilidade de lula ou seu candidato ganharem de lavada dentro do município.

Já pra deputado a disputa será mais acirrada onde os veteranos Zé Humberto, Zé Augusto e Diogo Moraes ganham a companhia da novada Alessandra Vieira e dos desconhecidos para a população jataubense Sílvio Costa Filho e Wolney Queiroz, um fator extra nesse caso pode ser à saída de Bruno Araújo que poderá dar espaço para João Campos ou Ricardo Teobaldo sendo o segundo mais cotado para ter o apoio do prefeito Antônio de Roque.

Essa será talvez uma das eleições mais acirradas no município, principalmente nos bastidores já que existe uma disputa pessoal para saber quem será primeiro, segundo e terceiro resultado esse que definirá os rumos e o mote de campanha para a corrida municipal de 2020.


Jota Silva / Agreste No Ar


SEMPRE AO LADO DO POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário