quarta-feira, 1 de agosto de 2018

PEDRA FURADA, UMA MARAVILHA NATURAL NO AGRESTE PERNAMBUCANO
 No município de Venturosa, agreste Pernambucano, encontram-se belas formações rochosas de encantar os visitantes. Entre elas, está a Pedra Furada, gigantesco monólito que se destaca por possuir uma passagem em seu interior, dando a mesma aparência de um arco. 
Um belo monumento que a natureza construiu a milhões de anos eque continua em pé para nossa admiração. A Pedra Furada é, na realidade, uma única rocha - um granito - de textura grossa onde percebe-se claramente os minerais componentes (quartzo, micas, feldspato, etc) em suas formas. 

O local oferece também uma bela visão do entorno, através do mirante existente onde se encontra um cruzeiro, no topo da rocha. De lá avista-se plantações, áreas de criação, açudes, vegetação nativa, habitações rurais, entre outras coisas. A Pedra Furada é um dos sete pólos de ecoturismo de Pernambuco apresentado pela Embratur. Em 1985, a Prefeitura de Venturosa construiu o Parque Municipal Pedra Furada que dispõe de uma infra-estrutura básica.

 Seu acesso é feito pela rodovia estadual PE 217, que liga Venturosa a Alagoinha e Pesqueira, a entrada do parque fica a poucos quilômetros de Venturosa, no sentido alagoinha, segue por uma estradinha de terra e depois uma trilha com escadaria contendo 360 degraus. Constituído por um enorme bloco de formação granítica, com aproximadamente 50 metros de altura, a pré-histórica pedra contém diversas inscrições rupestres e é utilizada para prática de esportes radicais. 

A subida na pedra é excelente para a prática do rapel, sendo que parte é apoiada e na grande abertura da rocha, um rapel livre (negativo). Na trilha é necessário levar bastante líquido devido a elevada temperatura local em quase toda época do ano e protetor solar.


Gildo José / Portal do Agreste


Nenhum comentário:

Postar um comentário