quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Pesquisas nortearão campanha eleitoral a partir de agora 
O Ibope e o Datafolha, os dois institutos de maior credibilidade do Brasil, registraram pesquisas para governador de Pernambuco e estão com divulgação prevista para hoje e amanhã, respectivamente. Eles ditarão o ritmo da disputa com os números que forem divulgados e apontarão se haverá segundo turno ou se a disputa poderá ser liquidada no dia 7 de outubro.

O Ibope que foi o primeiro a ser divulgado há quinze dias apontou Paulo Câmara com 27% contra 21% de Armando Monteiro. A soma de todos os candidatos adversários de Paulo Câmara chegou a 32%, evidenciando um segundo turno entre Paulo e Armando, pois os votos válidos davam 46% para o atual governador.

Já o Datafolha apontou Paulo Câmara com 30% e Armando Monteiro 24%, os demais candidatos somaram 11%, atingindo 35% das intenções de voto dos adversários do governador contra 30% de Paulo. Isso apontava 46,15% dos votos válidos para Paulo Câmara.

Com o início do guia eleitoral na última sexta-feira, tanto o Ibope quanto o Datafolha terão captado o comportamento do eleitor em relação às inserções envolvendo todos os candidatos a governador e os números das pesquisas já ditarão a tendência da disputa. Se a vantagem de seis pontos para Paulo Câmara for mantida ou reduzida, a tendência apontará para uma segunda etapa, o que deixará o PSB em alerta, pois serão pouco mais de 30 dias para que o governador possa suplantar a soma de seus adversários para liquidar no dia 7 de outubro, o que não será tarefa fácil.

Se porventura a pesquisa apontar uma vantagem ainda maior para Paulo Câmara que se aproxime dos dez pontos, o alerta ficará para Armando Monteiro e demais adversários do governador, pois as chances de vitória no primeiro turno serão ampliadas consideravelmente, neutralizando a possibilidade de recuperação de Armando e os demais, uma vez que a expectativa de vitória para o meio político e para o eleitorado será mais latente para Paulo Câmara e isso tem um impacto forte no processo daqui por diante.


Edmar Lira


APOIO CULTURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário