sábado, 29 de setembro de 2018

Pesquisas trazem tranquilidade ao PSB mas o alerta continua 
Na semana passada duas pesquisas apontaram uma redução da vantagem de Paulo Câmara sobre Armando Monteiro. O Ibope baixou de nove para oito pontos a vantagem do atual governador, enquanto o Datafolha foi mais abrupto e apontou uma vantagem de apenas quatro pontos, configurando empate técnico entre o candidato do PSB e o petebista.

Preocupado com o risco de um eventual crescimento de Armando Monteiro, o PSB decidiu radicalizar na campanha, e apelou para o voto de Armando Monteiro favorável à reforma trabalhista. As inserções vinculando Armando a proposta aprovada por Temer surtiram efeito imediato, e barraram um crescimento do petebista que estava em vias de acontecer para esta semana.

Dos quatro levantamentos divulgados durante a semana, apenas o Real Time Big Data, divulgado na segunda-feira, apontou uma condição de empate técnico, tendo Paulo Câmara com quatro pontos de vantagem sobre Armando Monteiro. Já o Ipespe, divulgado na quarta-feira, evidenciou uma vantagem de dez pontos do atual governador sobre Armando.

Os mais esperados eram Ibope e Datafolha, cujos resultados dariam um panorama da disputa mais acurado. O Ibope repetiu os oito pontos de vantagem da semana passada com crescimento de dois pontos de Paulo e de Armando, enquanto o Datafolha apontou um resultado diferente do levantamento anterior com crescimento de Paulo e queda de Armando, com os mesmos oito pontos do Ibope.

Faltando uma semana para a eleição teremos quatro pesquisas para governador, primeiro o Ibope, marcado para a terça-feira, depois o Real Time marcado para a quarta-feira, e na quinta-feira tanto o Ipespe quanto o Datafolha serão divulgados. Com uma vantagem de quatro a dez pontos, Paulo Câmara chega na reta final sem a garantia de que liquidará a fatura no domingo, mas tem motivos para comemorar, uma vez que o quadro poderia ser mais adverso do que se apresentou na semana decisiva. 

Paulo Câmara chega na eleição como favorito, porém qualquer percalço durante a semana poderá ser fatal no próximo dia 7


Edmar Lira

APOIO CULTURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário