terça-feira, 18 de dezembro de 2018

As quentinhas da política Jataubense de fim de ano 'Por Jota Silva'
Está chegando o Natal época de confraternizações, formaturas, abraços, afagos e presentes, e no campo político em especial na cidade de Jataúba há um misto de tudo isso ou não, já que segundo a nossa abelha Rainha quem iria não foi, quem foi quer fazer o caminho de volta, quem estava em evidência sumiu num passe de mágica e o que parecia provável poderá não vingar, e acordos não estão sendo cumpridos e olhe que não é reincidência, essas são as loucuras da política que como disse o poeta nesse campo pode acontecer tudo, inclusive nada.

Vamos destrinchar tudo isso nas curtinhas dessa semana que prometem dar muito que falar, só espero que os políticos e principalmente os BABÕES incorporem o espírito natalino e ao invés de ficarem com raiva desse simples aprendiz de blogueiro me convidem pra comer pelo menos uma asa do peru de Natal, pois, eu também sou filho de Deus né?

Devendo explicações; A gestão da cidade de Jataúba vem sendo bombardeada por parte da imprensa local e da população que exige explicações tanto do prefeito Antônio de Roque quanto de alguns dos seus secretários sobre alguns fatos ocorridos no município, nos últimos dias fatos como ambulâncias que foram flagradas transportando máquinas de costura e motocicleta, obras sem placas indicativas e paralisações, dessalinizador quebrado dentre outras coisas que foram temas de debates nos últimos dias e espera-se uma resposta plausível da gestão municipal, é bem verdade que no episódio das ambulâncias nem o gestor nem a secretária tem culpa, mas, alguns questionamentos rondam a cabeça dos Jataubenses: Quem foram os infratores? Qual foi a explicação dada pelos mesmos? Qual a postura da gestão com os infratores? Até agora essas são perguntas sem respostas.
Velha raposa; O prefeito Antônio de Roque por sua vez mostrou que uma velha raposa na política (no bom sentido) e o porquê de ter sido eleito cinco vezes prefeito do município, numa eleição que pra muitos era dada como perdida para a mesa diretora da câmara o bode azul como é carinhosamente chamado por seus eleitores deu a volta por cima e foi o único prefeito da região do polo de confecções e ter vereadores da sua base comandando a câmara, numa jogada de mestre o prefeito que perdeu o voto de Veinho conquistou um voto da oposição e reelegeu o vereador Paulo Floriano para comandar a casa Inácio Viterbo de Araújo no biênio 2019-2020.
Contraditório; Após o vereador Paulo Floriano ter concedido uma entrevista a esse blogueiro na última semana, nos bastidores há quem diga que o mesmo foi contraditório, Paulo disse que três dias após a eleição para deputado já tinha sido comunicado de que seria indicado para a presidência da câmara mais uma vez, pessoas que tiveram com o vereador dias antes da eleição dizem que a história não foi bem assim, e que o mesmo teria dito que se não fosse indicado pelo prefeito aceitaria os votos da oposição para ser presidente e que o mesmo só foi indicado por imposição. E agora quem está com a verdade?
A volta dos que não foram; Parece até piada, mas não é, após ter dito que foi escanteado e não ter votado em seu companheiro de bancada para a presidência da câmara causando um tremendo mal-estar dentro do grupo era dado como certo à ida do vereador Veinho para o grupo de oposição, mas, precisamente a terceira via, no entanto, ao que parece não foi isso que aconteceu, pelo menos nesse momento, é que nossa abelhinha já havia recebido informações de uma tentativa de aproximação por parte do vereador que de fato foi assediado pela oposição, e nesta segunda-feira o vereador foi visto no gabinete do prefeito junto com outros populares ouvindo o programa Debate Livre, parece que o vereador foi sincero quando disse que não votaria, mas, que não estaria traindo o grupo. Ou será que tem outros motivos?
O pulo do gato; Comenta-se nos quatro cantos do município que o vereador de oposição que votou em Paulo Floriano foi Naldo de Bileu, tudo porque após a seção que elegeu a nova mesa diretora, aliás, nova não já que nada mudou, o vereador tirou várias fotos comemorando a vitória de Paulo, um áudio com a voz do vereador também circulou nas redes sociais onde o mesmo diz a alguém: “Tú vai dar suporte ao povo e a tua família sem tú ter condições de trabalho? Porque Naldo de Bileu não fez a praça ainda, porque não teve condições, mas agora em nome de Jesus ela sai né, gerar emprego e renda para o município olhar com bons olhos agora pra o nosso município que tá meio jogado né, entendeu? Aí agora você pode me cobrar, agora antes, eu morto, bico seco o cara vai fazer o que?” diz o vereador. Resta saber diante de tudo isso onde sentará Naldo de Bileu na próxima sessão da câmara de vereadores de Jataúba?
Mal estar; Informações dão conta de que algumas pessoas que militaram no grupo da terceira via estariam insatisfeitas e alguns se dizendo até arrependidos de terem embarcado no projeto, é que segundo relatou a eleição passou a torneira fechou, fato que alguns achavam que não iria acontecer, algumas lideranças ficaram desassistidas no quesito financeiro inclusive um dos integrantes de primeira linha foi flagrado chorando na casa de um empresário essa semana dizendo que não sabe mais o que fazer já que segundo ele o que foi prometido não está sendo cumprido, fato que já havia acontecido com outras pessoas. Ao que parece alguns cabeças do grupo prometeram coisas sem combinar com a raiz, ai já viu né, como diz o ditado ‘quando a cabeça não pensa o corpo padece’. Fato é que o líder maior terá muito trabalho para manter a coesão do grupo que saiu muito forte para a disputa das eleições municipais de 2020.
Não quer conversa; Após um período pré-eleições em que esteve presente na mídia principalmente presentando as construções de barragens na Zona Rural do município, o líder político Fábio Mamão tomou um banho de água bem gelada nas eleições desse ano o que fez com que o vaqueiro como é carinhosamente conhecido sumisse da mídia novamente, Mamão sequer agradeceu os pouco mais de 1500 votos obtidos para seus candidatos e tomou um chá de sumiço, segundo informações vários veículos de comunicação da região já tentaram falar com o líder político e pré-candidato a prefeito para 2020 já que tanto ele quanto o deputado Diogo Moraes lançaram essa pré-candidatura ano passado em Fazenda Nova durante entrevista ao radialista Geraldo Silva, com o resultado das urnas uma fica uma grande incógnita. 


Estará essa pré-candidatura mantida? Como juntar os cacos já que Mamão perdeu muitas das suas principais lideranças? Enfrentará Mamão a situação e a terceira via em 2020 ou se unirá a um dos grupos que saíram mais fortes na campanha desse ano? Deixará Mamão a política? Porque está fugindo da imprensa? Ficar no isolamento, é medo dos questionamentos, ou estratégia? Essas são perguntas que só o tempo irá responder, ou o próprio Mamão se assim como sumiu reaparecer num passe de mágica.

Esses são alguns dos muitos fatos que tem marcado a política jataubense nos últimos dias de 2018, como falei não se irritem com esse blogueiro, vamos festejar 2019 porque o ano promete, afinal, tem eleições do Conselho Tutelar, tem filiações partidárias vindo por aí, tem contas chegando para votação o que pode revelar muitas coisas, tem obras saindo do papel, tem vassoura passando e fazendo limpeza, opa falei demais xauuuu, Feliz Natal e bom ano novo a todos.


Jota Silva / Folha de Jataúba


PROGRAMA DEBATE LIVRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário