quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Pacto Pela Vida é restabelecido por Paulo Câmara 
Ao assumir o governo em janeiro de 2015, Paulo Câmara tinha um enorme desafio no tocante à segurança pública que era restaurar o Pacto Pela Vida, que enfrentou descarrilamento das suas ações e resultados obtidos pelos governos Eduardo Campos. Foi no governo João Lyra Neto que o Pacto perdeu a efetividade e entregou ao seu sucessor números extremamente complexos.

Os dois primeiros anos do governo Paulo Câmara foram de muitos desafios frente ao Pacto Pela Vida, e os resultados custavam a aparecer, até que em 2017 somente no segundo semestre que o governo emplacou resultados que já poderiam ser comemorados, porém era fundamental uma sequência de resultados que pudessem ser perceptíveis pela população, e o ano de 2018 foi de sucessivas reduções, até que ontem foram anunciados os números do ano passado, e nada menos que uma queda de 23% em relação às ocorrências com CVLIs de 2017.

Os resultados não ocorreram gratuitamente, o governador Paulo Câmara chamou a responsabilidade para si, e investiu somente em 2018 o montante de R$ 5,16 bilhões, equipando as polícias e aumentando seu efetivo. Evidente que muito ainda precisa ser feito, mas é indiscutível os avanços obtidos pelo governo de Pernambuco no enfrentamento à violência.

Em momentos como os que observamos no Ceará, os resultados conquistados por Pernambuco ficam cada vez mais relevantes, pois a segurança pública é um problema nacional que demanda muita responsabilidade, gestão, investimentos e resultados, e Pernambuco tem conseguido se destacar nos últimos anos do governo Paulo Câmara nesta área.


Edmar Lyra


Nenhum comentário:

Postar um comentário