sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Sem Diogo Moraes que continua internado, deputados estaduais de Pernambuco tomam posse na Alepe
Os 49 deputados estaduais eleitos em 2018 tomam posse, hoje, para a 19ª legislatura da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A posse dos parlamentares começa às 15h, no Plenário Governador Eduardo Campos, no Edifício Miguel Arraes de Alencar, no Centro do Recife.

No mesmo dia da posse, ocorre a eleição dos integrantes da Mesa Diretora para biênio 2019-2020. A Casa de Joaquim Nabuco foi renovada em mais da metade dos integrantes: dos 25 novos nomes, 22 nunca exerceram o mandato de deputado e outros três já ocuparam uma cadeira na Alepe. Outros 24 parlamentares são reconduzidos ao cargo após serem reeleitos.

Dos 49 parlamentares, 48 confirmaram presença na cerimônia de posse, conduzida pelo atual presidente, o deputado Eriberto Medeiros (PP). O deputado Diogo Moraes (PSB) não comparece à cerimônia de posse na Alepe por estar internado em um hospital em São Paulo.

Os deputados Rodrigo Novaes (PSD) e Aluísio Lessa (PSB) tomam posse na Alepe, mas pedem exoneração para assumir secretarias no governo do estado. Em seus lugares, assumem Paulo Fernando de Vasconcelos Dutra (PSB) e Rodrigues Albino (PSB), respectivamente.

A legislatura que se inicia em 2019 também trouxe maior representatividade feminina à casa. Das 49 cadeiras, dez são ocupadas por mulheres. Uma delas, Gleide Angelo (PSB), teve a maior votação de todos os tempos para o cargo, com 412.636 votos.

Também há a participação do mandato coletivo Juntas, composto por cinco mulheres, sendo uma delas a advogada Robeyoncé Lima, primeira mulher trans do Norte e Nordeste do país a exercer a profissão de advogada usando o nome que a representa socialmente.

Ao todo, 18 partidos conseguiram eleger representantes. Do total de parlamentares, 32 apoiam o governador reeleito Paulo Câmara (PSB) e outros 17 formam a bancada de oposição.


Do G1 PE


APOIO CULTURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário