quarta-feira, 13 de março de 2019

A disposição de Mendonça Filho para 2020
O ex-deputado federal Mendonça Filho disputou nos últimos doze anos quatro eleições majoritárias, sendo duas para prefeito do Recife, uma para governador e uma para senador. Em todas as quatro tentativas, Mendonça foi malsucedido.

Apesar do resultado negativo em quatro eleições, a que ele chegou mais perto de ser eleito foi a última, quando por muito pouco não chegou ao mandato de senador, e se porventura tivesse sido eleito, o quadro político em Pernambuco seria completamente outro porque Mendonça passaria a ofertar uma perspectiva de poder no estado.

Atualmente sem mandato, Mendonça é detentor do comando do Democratas em Pernambuco, e considera que foi muito bem votado em 2018, sobretudo no Recife, quando derrotou Jarbas e Humberto, os senadores eleitos. E isso será pesado na hora de decidir se entra na que seria a sua quinta tentativa majoritária, a disputa de prefeito do Recife em 2020.

Evidentemente que a depender do resultado eleitoral, Mendonça poderá findar sua carreira política, mas é pouco provável que ele repita o resultado negativo de 2012 quando obteve apenas 2,25% dos votos válidos para prefeito. As chances de Mendonça ter uma votação representativa são grandes pelo perfil do eleitorado recifense, que sinalizou menor simpatia pela esquerda nas eleições passadas. 

Ganhar ou perder fará parte do processo eleitoral, mas pelo andar da carruagem, sobretudo depois de participar ativamente de eventos durante o carnaval, dificilmente Mendonça não será candidato a prefeito do Recife no ano que vem.


Edmar Lyra


Nenhum comentário:

Postar um comentário