segunda-feira, 29 de abril de 2019

Representantes da cidade de Jataúba participam do III Encontro de Turismo dos Municípios de Pernambuco.
Representantes da Secretaria Municipal de Educação, estiveram presentes na sede da EMPETUR (Empresa Pernambucana de Turismo), participando do III Encontro de Turismo dos Municípios de Pernambuco. 

O objetivo desse encontro foi mostrar o mapa turístico de Pernambuco e os benefícios que os municípios que já estão presentes nesse mapa ganham a partir do momento que se tornam rotas de turismo. Atualmente existem 103 municípios pernambucanos cadastrados nesse mapa turístico nacional. Os representantes de Jataúba, Carlos Xavier, Roberta Carolina e Diogenes Ramos estiveram com o Secretário Estadual de Turismo, Rodrigo Novaes.
Na ocasião também foi apresentado o Programa de Regionalização do Turismo – PRT aos demais municípios que ainda não estão efetivamente cadastrados. Esse programa é uma política pública que tem como propósito a execução de uma gestão descentralizada e regionalizada e, como foco, o planejamento coordenado e participativo, de maneira que venha a repercutir positivamente em todo o território, nos âmbitos social e econômico.
O município de Jataúba tem um grande potencial turístico que é pouco explorado, por exemplo, a nascente do Rio Capibaribe é 100% no território Jataubense, temos a Furna dos Negros no Distrito do Riacho do Meio, onde existem escritas hieroglíficas e Pinturas Rupestres. 
Na Vila do Jacu temos uma banda de pífanos centenária e a Capela de Santo Antônio. Temos artistas, pintores, escritores entre outros. A renascença produzida em Jataúba tem é destaque na região e também Brasil afora. Uma produção de quase 1 000 000 (um milhão) de cuecas e calcinha por ano.

Além disso, Jataúba conta com um calendário de festividades que se estende ao longo ano. Em janeiro temos a tradicional festa do Padroeiro São Sebastião (20/01), a Vaquejada do Grupo KIBEBI. Aniversário da Cidade (02/03). Festas religiosas em toda Zona Rural. Feira do Bode (Setembro) entre outras.
Pensando em fomentar a economia e incentivar o turismo local, a prefeitura municipal através da Secretaria de Educação convidou autoridades, secretários, empresários e representantes da sociedade civil organizada para uma reunião onde foi explicada a importância da inclusão de Jataúba no mapa turístico do Brasil.


Diogenes Ramos/ Blog do DidiRamos


Nenhum comentário:

Postar um comentário