domingo, 28 de julho de 2019

SITIO SOBRADO EM JATAÚBA-PE RECEBE INTERCAMBIO DE SABERES NOS SEMIÁRIDOS DA AMERICA LATINA 
Pernambuco e Paraíba receberam a caravana de intercambio dos saberes nos semiáridos da América Latina: Juventudes e agroecologia. A caravana começou na Cidade de Caruaru na segunda dia 22, passou por Jataúba, Vertente do Lerio, Orobó e bom Jardim, todas em Pernambuco. Depois seguiu para a Paraíba, passando por Campina Grande, Juazeirinho, Queimadas, Caraúbas, Mogeiro e finalizando em Solânea no dia 26. 
Foram 5 dias de caravana, passando por 11 cidades nesses 2 Estados, com representantes de todas elas, cerca de 60 agricultores, Jovens, mulheres, financiadores... Além de Pernambuco e Paraíba, havia pessoas de Minas Gerais, Ceará, Bahia e Rio de Janeiro, também de outros países; Argentina, Paraguai, Bolívia, Venezuela Honduras, El Salvador Nicarágua e Guatemala.
Em Jataúba a caravana passou pelo Sitio Sobrado, região serrana do município, a referida localidade se destaca no cenário agroecologico,tendo a propriedade de Gildo José e sua família como referencia, sempre recebendo intercâmbios nacionais e internacionais,e foi nessa propriedade que os participantes puderam conhecer as varias tecnologias de convivências com a estiagem: cisternas, tanque de pedra, hortas, sistema de reuso de água, preparo de solo, agrofloresta, entre outras. 

''Uma propriedade com menos de um hectarie, a quase mil metros de altitude, pequena em tamanho, mais gigante em produção agroecologica''.
O intercambio teve inicio na Argentina, passou por Sobral no Ceará e finalizou em Pernambuco e Paraíba, foram momentos gratificantes de trocas de experiências, de conhecimento das outras realidades do semiárido, de vivenciar as varias expressões culturais de saberes e sabores. 
Também foi um momento de fortalecer a construção do bem viver, de trocar e conhecer suas especificidades, e as tecnologias sócias de convivências com o semiárido, tal como as políticas publicas que são de extrema importância.
O evento teve a realização do FIDA, IICA, SEMEAR Internacional, plataforma semiáridos, SABIÁ, PATAC, CETRA e AS-PTA. com o apoio da FUNDAPAZ, Terre des hommes schweiz, International LAND coalition, CWS years of service.


Gildo José / Portal Jataúba Online


APOIO CULTURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário