quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Coluna ''Fala Jota Silva'' a política jataubense passada a limpo 
Imagem relacionada
A coluna ‘Fala Jota Silva’ dessa semana continua desvendando os bastidores da política jataubense que nos seus bastidores continua fervendo e os próximos dias podem ser decisivos uma vez que as movimentações não param e as dissidências e junções podem acontecer a qualquer momento. Primeira segunda e terceira via tem se movimentado nos bastidores e alguns fatos que podem acontecer nos próximos dias podem definir os rumos da política de Jataúba nos próximos dias.
Resultado de imagem para fábio mamão líder
Continua Líder; Apesar de ter saído fragilizado nas eleições de 2018 e de ter perdido recentemente os seus principais aliados para a terceira via, Fábio Mamão (PDT) continua gozando de uma liderança firme sobre os remanescentes que continuam firmes ao seu lado. Mamão adotou a postura do silêncio e após boatos de que a relação do mesmo com o deputado Diogo Moraes estaria estremecida o líder politico fez algumas aparições ao lado do deputado numa demonstração de que o fato ao que parece foi superado e continua firme no seu trabalho diário de assistência aos Jataubenses.

Mamão apesar de derrotado nas últimas 4 eleições para prefeito em Jataúba veio sempre em uma crescente e faz tremer as estruturas dos outros dois grupos quando uma possível junção do mesmo é ventilada tanto pra um lado quanto pra outro. A liderança de Mamão se confirmou ainda mais para esse blogueiro quando fiz um convite a um personagem político que milita ao seu lado para uma participação do quadro Papo Reto dentro do Debate Livre na Jataúba FM e o mesmo disse: “Vou falar com o meu líder Fábio Mamão e dependendo do que ele me disser eu irei sim”, declarou o político.
 
Nas eleições de 2016 Mamão saiu muito forte e certamente se seguir firme no seu caminho tem plenas condições de dar a volta por cima. No caso de união com qualquer um dos outros grupos sendo mais provável com a terceira via o mesmo perde a liderança que detêm hoje, mas, ganha musculatura política já que certamente será um fator decisivo na política local. 
Resultado de imagem para saindo na frente
Saindo na Frente; A terceira via de Jataúba liderada pelo empresário Boy vem desenvolvendo uma característica curiosa na política jataubense, depois de lançar um programa de rádio semanal que é sucesso de audiência na Jataúba FM e ser o primeiro dos três grupos a iniciar uma pré-campanha mesmo sem ter um nome ainda definido (pelo menos publicamente), o grupo mais uma vez larga na frente e vai promover no próximo dia 4 de outubro data limite para quem quer ser candidato pela primeira vez e não está filiado a nenhum partido, um grande ato de filiação no município.

O evento que já tem hora e local definido vai acontecer com a presença do deputado federal Sílvio Costa Filho (Republicanos) e possivelmente com a presença da deputada Alessandra Vieira presidente do PSDB no estado, onde o empresário Boy que tem seu nome defendido por Silvinho e pelo grupo da terceira para a disputa a prefeito em 2020 confirmará a sua filiação além é claro de outras personalidades que deverão integrar o diretório provisório no município.

O ato de filiação promete movimentar a cidade já que desde que foi anunciado há uma grande expectativa em torno dos nomes que irão se filiar ao Republicanos. Outro fator importante é qual será de fato o destino do PSDB já que nos bastidores há uma queda de braço entre o prefeito que atualmente detêm a sigla sob o seu comando e é amigo pessoal do presidente nacional da sigla o ex-deputado Bruno Araújo e o grupo da terceira via, já que no estado o partido é comandado pela deputada Alessandra Vieira que é aliada do grupo e já manifestou a intenção de entregar a sigla ao seu grupo de sustentação no município. Diante dos fatos a pergunta é: Haverá intervenção de Bruno e Antônio de Roque levará a melhor? Ou tem Alessandra carta branca e passar o bastão para a terceira via? Certamente no dia 4 essas perguntas serão respondidas. 
Resultado de imagem para caminhos
O caminho; Um detalhe poderá apontar os caminhos que serão tomados pelo atual grupo de situação em Jataúba liderado pelo perfeito Antônio de Roque (MDB) e é exatamente a sigla que apontará esse caminho, é que ao longo dos seus cinco mandatos como prefeito e entre eles fazendo seus sucessores o número 15 do PMDB hoje MDB sempre acompanharam Antônio de Roque e certamente não seria agora que o quadro iria miudar, extremamente supersticioso Roque deverá apresentar para sua sucessão no próximo ano um nome que esteja filiado ao MDB e a partir daí poderemos vislumbrar quem será o possível nome apresentado pelo prefeito.

Dentre os nomes mais conhecidos que se cogitam nos bastidores apenas os vereadores Paulo Floriano e Antônio Biloza integram o MDB no município, porém, ante os mistérios do gestor um novo nome poderá surgir e até o dia novas filiações podem dar algum rumo, outro nome que aparece muito forte é o atual vice-prefeito Jackson Buraco que atualmente integra o quadro do PSB e certamente para ser o escolhido terá que mudar de sigla já que o 15 deverá mais uma vez ser o número de campanha do grupo de situação.

O prefeito tem intensificado as suas ações no município que tem se tornado um canteiro de obras e empolgado os seus aliados que demonstram confiança em que o mesmo fará o seu sucessor em 2020. Nos últimos dias o prefeito tem se isolado da mídia local e adotou as redes sociais como o principal meio para divulgar as ações que estão sendo realizadas no município, algumas pessoas novas tem aparecido com frequência ao lado de Roque que poderá apresentar novos nomes tanto na majoritária quanto na proporcional nas eleições do ano que vem.

Portanto até o dia 4 de outubro próximo, exatamente 1 ano antes das eleições muito do que vai acontecer quanto as filiações partidárias poderão apontar os rumos políticos que cada grupo tomará em 2020 na cidade de Jataúba. 


Jota Silva / Folha de Jataúba


Nenhum comentário:

Postar um comentário