terça-feira, 12 de novembro de 2019

Pernambuco Com Elas discute emprego para as mulheres na indústria criativa do estado
Nesta terça-feira (12), a vice-governadora Luciana Santos coordena mais um Fórum de Diálogo do Pernambuco Com Elas. Desta vez o encontro será a respeito da participação feminina na cadeia produtiva da cultura e deve reunir órgãos governamentais e representantes de setores como audiovisual e gastronomia, além de parlamentares, produtores e instituições de fomento às atividades culturais no estado. A reunião terá início às 15h, na sala de monitoramento da Vice-Governadoria de Pernambuco.

Além de contribuir para a formação cidadã e humanística da população a cadeia produtiva da cultura tem impacto considerável na geração de emprego e renda. Estudo promovido pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), em parceria com a EY Consultoria, estima que a área movimenta cerca de US$ 2.250 trilhões de dólares em vendas de serviços e produtos, com um faturamento que equivale a 3% do PIB mundial. O estudo (1) aponta ainda que 1% da população economicamente ativa está empregada pela economia criativa, cerca de 29,5 milhões de empregos.

No Brasil, pesquisa (2) da FIRJAN/SENAI destaca que em 2017 o PIB Criativo representava 2,61% de toda a riqueza gerada em território nacional. Cerca de R$ 171,5 bilhões. A objetivo do encontro é discutir como qualificar a participação das mulheres nesse mercado, garantindo isonomia de oportunidades e remuneração, a partir da análise do cenário local, da sistematização das experiências e ações em curso pelas secretarias e órgãos de governo e da escuta das experiências, sugestões e expectativas dos atores da sociedade civil diretamente ligados ao tema.

O Pernambuco Com Elas reúne as ações do Grupo de Trabalho sobre Mulheres e o Mercado de Trabalho em Pernambuco, instituído pelo decreto Nº 47.386, de 30 de abril de 2019. O objetivo é fortalecer, direcionar e ampliar as políticas públicas de trabalho e renda para mulheres, que serão avaliadas e vão contribuir para a construção do Pacto pelo Emprego, com o fortalecimento das mulheres no setor produtivo e sua inserção justa e cidadã no mundo do trabalho.

Blog do Cidade em Foco


Nenhum comentário:

Postar um comentário