sexta-feira, 13 de março de 2020

Barragem que atende Jataúba-PE, está com 18% de sua capacidade e abastecimento pode ser restabelecido
Após um longo período de estiagem, a barragem de Poço Fundo (Santa Cruz do Capibaribe), que abastece o Distrito de Poço Fundo e a cidade de Jataúba, recebeu uma grande quantidade de água nos últimos, devido as chuvas que vem caindo em Jataúba e região. Em dezembro de 2019 a referida barragem entrou em colapso, com um acúmulo de apenas 2% de sua capacidade total.
A barragem de Poço Fundo foi construída em 1984 e concluída em 1986 com o objetivo de amenizar o sofrimento da falta d’água nesta região. Em 2010 foi feita a tubulação para que Jataúba também pudesse ser abastecida por esta barragem. Vale salientar que 70% das águas que chegam até a barragem são oriundas dos rios e riachos que cortam a cidade de Jataúba. Principalmente o Rio Capibaribe, onde sua nascente pertence ao município Jataúba, e não ao município de Poção.
A barragem tem capacidade para armazenar mais de 27 milhões de metros cúbicos. Com essas chuvas, a barragem está com 18% de sua capacidade, ou seja, algo em torno de 5 milhões de metros cúbicos, o suficiente para abastecer Poço Fundo e Jataúba por pelo menos 180 dias.
Diante disto, espera-se que a Companhia Pernambucano de Saneamento volte o reabastecimento no distrito de Poço Fundo e também da cidade de Jataúba o quanto antes. Porém, informações dão conta de que alguns equipamentos que são utilizados para fazer a captação e o tratamento da água na estação de tratamento, foram retirados para fazer a manutenção e até não foram recolocados.


Diogenes Ramos/ Blog do DidiRamos


APOIO CULTURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário