segunda-feira, 16 de março de 2020

Secretaria Municipal de Saúde de Jataúba divulga estratégias para prevenção do novo coronavírus - COVID-19
(Equipe da secretaria de saúde participa de reunião sobre o coronavirus)
Conceição Maciel - Coordenadora de vigilância em saúde IV GERES

A secretaria de saúde desde a última terça-feira, 10 de março, vem participando de reuniões sobre o COVID-19. Dando seguimento a socialização das informações realizou reuniões com equipes técnicas e de alguns serviços para apresentar e discutir estratégias e adequações nos protocolos e fluxogramas de atendimento nos serviços de saúde do município de Jataúba.
Socialização das informações com as equipes de atenção primária 

Diante da pandemia mundial do novo coronavírus (COVID - 19), o município já realizou na última quarta-feira reunião com equipes de atenção primária e vigilância em saúde, na manhã desta segunda (16) aconteceu reunião com comitê estratégico da saúde para levantar estratégias para prevenção da disseminação do vírus. A ideia é antecipar-se nas ações, uma vez que ainda não há casos confirmados da doença no interior do Estado. Como medidas preventivas ficou determinado que, a partir de amanhã (17) serão restritos os atendimentos odontológicos nas unidades básicas de saúde, como orienta o conselho de odontologia, será adotado protocolo de acolhimento diferenciado na urgência e emergência da UMAAC e na atenção primária. 
Em casos de TFD funcionará normalmente, porém está orientado que os motoristas usem os equipamentos de segurança (máscara e álcool gel) além da higienização do veículo e entrega de máscaras para pacientes em tratamentos oncológicos ou gripados. Os ambulatórios das especialidades no momento serão mantidos.

Além disso, os pacientes internos receberão apenas uma visita por dia, e em dias alternados com duração média de 10 minutos. O CAPS suspenderá as atividades em grupos, mantendo os atendimentos individuais e ambulatório de psiquiatria. Esta medida é válida para todos os setores. A secretaria orienta que pessoas com mais de 60 anos, imunodeprimidas, com doenças crônicas e/ou que possuam outras comorbidades evitem realizar visitas nas unidades de saúde e demais serviços, bem como em qualquer outro lugar de grande circulação de pessoas.
As estratégias visam garantir a segurança dos nossos munícipes, a fim de evitar o risco de disseminação do vírus, como também as infecções que possam vir a ser adquiridas em ambiente hospitalar, o que pode comprometer e/ou agravar o quadro de pacientes acometidos pelo novo coronavírus. A secretaria comunicará de imediato quaisquer novas medidas que sejam adotadas nos próximos dias, podendo vir a ser necessário a proibição total das visitas, a depender das atualizações de casos suspeitos e confirmados no interior de Pernambuco.


Secretaria Municipal de Saúde

APOIO CULTURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário