quinta-feira, 23 de abril de 2020

Vice-prefeito Jackson Buraco fala sobre ações de combate ao COVID-19 em Jataúba
Nesta quinta-feira (23) nossa equipe conversou com o vice-prefeito Jackson Buraco (MDB) que falou sobre as ações que a prefeitura municipal de Jataúba vem adotando no combate a pandemia do coronavírus, COVID-19.

Segundo Jackson, foram editados decretos com medidas preventivas, como o uso de mascaras pela população nas ruas, e em outro regulamentando o uso de mascaras dentro dos estabelecimentos comerciais que estão abertos, bem como sugerindo aos proprietários desses estabelecimentos a disponibilização de pias para lavar as mãos e/ou álcool em gel (70%) para clientes e funcionários. Segundo ele também serão realizadas barreiras sanitárias nas entradas da cidade principalmente no dia da feira livre.

O vice-prefeito disse que a prefeitura tem tomado todas as providências em relação aos materiais de proteção para os profissionais de saúde, e que já encomendou cerca de 20 mil máscaras que serão entregues a população, segundo ele a intenção é começar a entregar na próxima sexta (24) e disse que tudo depende da entrega pelos fornecedores, e salientou que essas máscaras estão sendo produzidas por confeccionistas no próprio município em uma ação que também visa gerar emprego e renda para os jataubenses.

Ainda de acordo com o vice-prefeito, a prefeitura através da secretaria de saúde está tentando fazer a aquisição de 3 (três) respiradores uma vez que no momento só dispõe de (um) no hospital, porém, destacou que o município está com dificuldades para encontrar os aparelhos disponível no mercado, mas, disse que em breve esse problema será resolvido. Jackson destacou que foram entregues sete leitos de retaguarda como manda o protocolo da Secretaria Estadual de Saúde.

 “Houve várias críticas porque a prefeitura alugou um espaço para colocar os leitos de retaguarda como determina a Secretária de Saúde do Estado, falaram que poderia ter sido colocado em uma escola, no entanto, a exigência é que esses leitos sejam instalados dentro do hospital ou no máximo há 50 metros do mesmo e nenhuma escola do nosso município atendia essa distância mínima, mas, estamos fazendo tudo com muita responsabilidade e respeitando as orientações dos órgãos estaduais e federais, o local ficou muito bom e esperamos que não seja necessário usar”, destacou Jackson Buraco afirmando que seria muito bom se não tivesse tido que pagar um aluguel.

Questionado sobre as ações de socorro aos mais necessitados uma vez que grande parte das pessoas não estão podendo trabalhar, Jackson disse: “O prefeito junto com toda equipe tem trabalhado nessa questão de fazer um levantamento dessas famílias com mais necessidades e desenvolver ações para socorrer as mesmas”, disse Buraco. O vice-prefeito reforçou o apelo de que as pessoas fiquem em casa e sigam as orientações da Secretaria de Saúde, segundo ele, se cada um fizer a sua parte logo vamos passar por tudo isso e voltar a vida normal.

Sobre a possibilidade de adiamento das eleições municipais de 2020, já que o mesmo aparece na boca do povo como pré-candidato a prefeito pelo grupo de situação, disse que no momento ainda não tem como ter a noção exata de o quanto esse pleito pode ser prejudicado pela crise ocasionada pelo COVID-19, pois, não há uma certeza de quanto tempo essa pandemia vai durar, e finalizou dizendo que tudo está nas mãos de Deus e que seja o que Ele quiser e que o momento é de buscar as soluções para a crise que a população está enfrentando.


Jota Silva / Folha de Jataúba


PROGRAMA DEBATE LIVRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário