Chuvas garantem boa colheita de milho no interior de Pernambuco

Apesar disto, não haverá São João devido à pandemia da covid-19.
“Precisamente a coisa importante agora é a distribuição dessa chuva. Toda semana está precipitando, todo mês está tendo precipitações, o balanço hídrico é importante para a região. É um ano de lucro e de fartura na região”, avaliou o supervisor geral do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Anízio Júnior.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) estima que as chuvas devem continuar em junho e em julho. “Está com muitos anos que a gente via um inverno como esse, excelente”, comemorou o agricultor Antonino da Silva.
A notícia ruim é que como as festas de São João foram canceladas devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), o milho verde, que dava lucro aos agricultores nesta época do ano, terá diminuição da demanda.
De acordo com o presidente da Associação do Riacho Doce, Jair Henrique, sem as festas juninas, boa parte do milho será destinada ao consumo interno e para a alimentação dos animais.
“Para vender o milho verde vai ficar mais difícil devido à diminuição das feiras e da procura. Não vai ter festa também para o pessoal se animar e comer o milho assado nas fogueiras”, lamentou.
Jefferson Felipe / Bruno Muniz

Nenhum comentário:
Postar um comentário