É LAMENTÁVEL EM JATAÚBA A POLI-VALENTE GUARDA MUNICIPAL NÃO RECEBERÁ UMA VIATURA DIFERENTE DE OUTRAS CIDADES

Recentemente, noticiamos que a Guarda Civil Municipal de Jataúba receberia uma dessas viaturas por indicação do deputado federal Silvio Costa Filho (REPUBLICANOS), porém, na tarde desta quinta-feira (14), recebemos a notícia de que o município estava fora da lista dos municípios contemplados, por não atender alguns requisitos básicos, como por exemplo, possuir guardas efetivados.
Além da indicação de Silvio Costa Filho, obtivemos a informação de que o município poderia receber mais duas viaturas que seriam indicadas pelo ex-deputado Bruno Araújo (PSDB) e pelo deputado Ricardo Teobaldo (PODEMOS) mas, no apagar das luzes, o município não receberá nenhuma.
É público e notório que a Guarda Municipal de Jataúba desempenha um trabalho eficaz, e muita das vezes fazem mais do que as possibilidades lhes permitem. Falta uma estrutura adequada, falta equipamentos, falta quase tudo. Os veículos que a Guarda hoje dispõe são três motocicletas, que foram adquiridas recentemente pela prefeitura, porém é muito pouco. Outros veículos que foram doados por empresários passam mais tempo nas oficinas do que servindo a Guarda. Falta uma viatura para que os mesmos possam realizar as diligências na cidade e zona rural, não há possibilidade de conduzir um suspeito para averiguações sem um transporte adequado.
Há quase um ano, o presidente da câmara municipal, Paulo Floriano (MDB), disse que doaria um dos veículos da câmara para a Guarda Municipal, porém esse veículo ainda não foi doado e segue sem serventia para câmara e para a guarda, mas, serve para terceiros.
No dia 19 de junho de 2018 foi sancionada a Lei Municipal nº 652/2018 que dispõe sobre a criação da Guarda Civil Municipal. Alguns artigos desta lei dizem que: integram a estrutura da Guarda Municipal de Jataúba: Viaturas de administração e viaturas de segurança; veículo tipo moto; armamentos não letais; fardamentos entre outros. Além disso, a presente lei estabelece o número de 29 cargos para o quadro efetivo da Guarda.
Passados quase dois de sua criação e um concurso público em andamento, o fato é que muito ainda tem que ser feito para que a Guarda Municipal de Jataúba tenha estrutura suficiente para atender as demandas do município. Se os prazos do concurso público não tivessem sofrido alterações, o concurso já poderia ter sido homologado há um bom tempo e a prefeitura poderia ter efetivado pelo menos alguns aprovados para a função de Guarda. Dessa forma, o município de Jataúba não teria perdido essa, ou essas viaturas.
O que mais intriga é que os poderes constituídos, parecem não estar muito preocupado com esta situação e Jataúba tem sofrido percas importantes que poderiam beneficiar a população. Esperamos que ao final desta pandemia, salários não sejam a prioridade.
Blog de Didi Ramos

Nenhum comentário:
Postar um comentário