quinta-feira, 7 de maio de 2020

Secretaria Municipal de Saúde de Jataúba realiza capacitação para coleta de material para exame da Covid-19
A secretaria de saúde através da técnica indicada pela IV GERES, Fabiana Lira, capacitou nesta quarta-feira (6), profissionais de saúde do município para coleta de material biológico para exame de diagnóstico da Covid-19.
Os Técnicos de enfermagem e Enfermeiros foram capacitados para realizar a coleta em pacientes e profissionais de saúde com suspeita da doença. Serão coletadas as amostras de nasofaringe (narina direita/esquerda e orofaringe direita/esquerda), por meio de dois swabs, onde eles serão colocados em um meio de cultura viral, de forma que fique viável para análise.
Em seguida, a amostra será cadastrada no GAL (Gerenciador de Ambiente Laboratorial) e enviada para o LACEN-Recife, onde será feita a análise de PCR em Tempo Real para detecção do Covid-19, explicou, Fabiana Lira (técnica de referência e profissional que capacitou a equipe).
Durante a capacitação foram apresentadas todas as etapas do processo que deve ser seguido para a coleta, armazenamento e o transporte da amostra coletada de casos suspeitos. O treinamento também tratou da importância do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Ao final Fabiana Lira ressaltou a força da união, neste momento difícil e elogiou a gestão municipal pelo empenho e organização dos serviços de saúde.


Jataúba News


APOIO CULTURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário