Pernambuco zera fila de espera por UTI voltada para pacientes com COVID-19

“É importante destacar que Pernambuco, por já possuir uma rede de saúde robusta e com uma condição de suporte respiratório diferenciado, conseguiu garantir a assistência a todos os pacientes, mesmo enquanto esperavam momentaneamente por um vaga de terapia intensiva. Todas as nossas salas vermelhas das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e das emergências hospitalares contam com suporte de oxigêncio e respiradores, que inclusive foi reforçada durante os preparativos da rede para enfrentar a pandemia”, ressalta o secretário André Longo.
Segundo o Estado, a diminuição da pressão sobre a rede de saúde é uma tendência que está sendo observada nos últimos dias pela Central de Regulação de Leitos de Pernambuco. As solicitações de internação, que chegaram a mais de 2,1 mil em maio, caíram mais de 30%, e chegaram a 1,4 mil na semana passada. Essa tendência de redução vem sendo observada ao longo das duas últimas semanas.
O Governo também garante que nas 15 UPAs estaduais, que são a principal porta de entrada da rede de urgência e emergência, a redução da curva epidêmica e da taxa de transmissão no Estado já está sendo sentida. Os atendimentos a pacientes com quadros respiratórios apresentaram uma queda de 60% na comparação de junho com maio deste ano, passando de 662 no dia 05 de maio para 269 em 05 de junho.
O que justificaria a melhora nos números, de acordo com o Palácio do Campo das Princesas, seriam os resultados do lockdown implementado no Estado entre 16 e 31 de maio, além dos esforços do governo estadual e da Prefeitura do Recife para ampliar a abertura de leitos nos últimos meses. Os números mostram que, durante a pandemia, 1543 leitos foram abertos em 20 municípios pernambucanos, sendo 688 de UTIs e 855 de enfermaria. O Recife, por sua vez, tem 864 vagas ativas: 212 de UTI e 652 de enfermaria.
"Em 18 de março, ao lado do prefeito Geraldo Julio, anunciamos que iríamos abrir mil novos leitos para enfrentar a Covid-19. Hoje, somando Estado e Prefeitura da Capital já colocamos à disposição dos pernambucanos 2.407 leitos, sendo 900 de UTI e 1.507 de enfermaria. Vamos continuar reforçando nossa capacidade de atendimento para dar uma assistência digna à população”, garantiu o governador Paulo Câmara, durante pronunciamento.
Apesar da boa notícia, André Longo ressalta que este não é o momento para afrouxamento do distanciamento social, principal medida de enfrentamento ao coronavírus. "Mesmo com dados positivos, ainda não é momento de relaxarmos. O Governo de Pernambuco vai continuar fazendo sua parte, trabalhando para abrir novos leitos e criar as condições para que possamos prosseguir nossa caminhada rumo a uma nova normalidade", pontuou o secretário. Hoje, a taxa média de ocupação dos leitos dedicados à Covid-19 está em 76%, sendo de 62% nos leitos de enfermaria e 96% nos leitos de UTI.

Nenhum comentário:
Postar um comentário