domingo, 24 de janeiro de 2021

13º do Bolsa Família será PAGO em 2021? Entenda a situação
O 13° do Bolsa Família foi pago pela primeira vez em 2019, mas não houve repasse em 2020. A justificativa na época foi a pandemia provocada pelo novo coronavírus. Sendo assim, fica a dúvida: será que o 13º do Bolsa Família será PAGO em 2021? Entenda a situação.


Bolsonaro culpou Maia em 2020; Durante uma transmissão em suas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro acusou o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM - RJ), de ter impedido o pagamento do 13° do Bolsa Família como uma espécie de abono natalino.

"Você está reclamando do 13º do Bolsa Família que não teve. Sabia que não teve este ano? Foi promessa minha? Foi. Foi pago no ano passado? Foi. Mas o presidente da Câmara deixou caducar a MP. Vai cobrar de mim? Cobra do presidente da Câmara, que o Supremo agora não deu o direito de ele disputar a reeleição. Cobra dele", chegou a dizer Bolsonaro.

Câmara publicou nota defendendo Maia; 
A Câmara dos Deputados chegou a publicar uma nota em seu site afirmando que são falsas as acusações de que Rodrigo Maia teria atrapalhado o décimo terceiro do Bolsa Família. Segundo a publicação, a MP que previa o pagamento extra perdeu o valor e uma nova deveria ter sido pedida pelo governo, algo que não ocorreu.

“É importante ressaltar que a pauta com as propostas que serão votadas nos plenários da Câmara e do Senado não é uma decisão monocrática do presidente da Câmara ou do Senado, mas decidida em conjunto com os líderes partidários, no que é chamada de reunião do Colégio de Líderes. Cabe às lideranças do Governo nas duas Casas legislativas, articuladas com os partidos que compõem a base de apoio, defender a inclusão na pauta das matérias de interesse do Palácio do Planalto”, diz um trecho da nota.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, admitiu depois que o governo não encaminhou a proposta ao Congresso em 2020. Sem a proposta, o Legislativo não poderia votar a possibilidade do pagamento. A justificativa foi a crise econômica provocada pela pandemia.

13º do Bolsa Família será pago em 2021? 
Ainda não se sabe se o 13º do Bolsa Família será pago em 2021. O governo não enviou uma proposta para poder realizar o pagamento. No momento, a Câmara e o Senado estão voltados em assuntos internos como as eleições legislativas.

Além disso, não se sabe como será o desempenho econômico do Brasil em 2021 e se a vacinação será em larga escala para interromper os efeitos da pandemia. Tudo isso pode afetar o 13º do Bolsa Família. Portanto, é bem provável que a discussão sobre pagamentos ocorra somente no segundo semestre.


Com informações do site: Concursos no Brasil / Carlos Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário