sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Secretaria Municipal de Educação de Jataúba realiza 1º Colegiado de Gestores Escolares
Na última terça-feira (09), a Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura, Turismo e Lazer promoveu o 1º Colegiado de Gestores Escolares, que teve como objetivo a construção e alinhamento de ações e estratégias para superar os desafios da rede municipal de ensino, com base nas plataformas de Educação Nacional. O encontro contou com participação dos diretores das escolas da rede municipal de ensino e com a equipe técnica da secretaria.
Em um primeiro momento, a Dirigente Municipal de Educação, Roseane Chaves, fez uma apresentação do Relatório de Transição Governamental e do Relatório Situacional da Secretaria Municipal de Educação. Durante a apresentação os diretores puderam ter conhecimento da situação das escolas municipais, que em sua grande maioria apresentam sérios problemas estruturais. Diante da situação encontrada, o retorno das aulas presenciais não será possível, pois as escolas não atendem as recomendações das autoridades sanitárias e ao que preconiza o Protocolo Setorial da Educação, emitido pelo governo do estado de Pernambuco que estabelecem normas para um retorno seguro das atividades presenciais.
Após esse primeiro momento, os diretores e coordenadores participaram de um encontro virtual de capacitação sobre os programas e ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, que trouxe como tema o Novo Fundeb. O Fundeb foi criado provisoriamente em 2007 a partir do antigo Fundef e é o principal meio de financiamento da educação básica no Brasil. O Novo Fundeb prevê um modelo híbrido, que também leva em conta a situação de cada município para os cálculos e os repasses. A ideia é corrigir distorções do modelo vigente, que levam cidades ricas em estados pobres a receberem reforço e cidades vulneráveis de estados ricos a ficarem sem complementação.
Em seguida, a plataforma Conviva Educação foi apresentada aos Diretores. A plataforma é um sistema de gestão gratuito para Dirigentes Municipais de Educação – DME, equipes técnicas das secretarias, gestoras e gestores escolares. O Conviva foi fundado no ano de 2012 pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – e conta com o apoio de 10 instituições e fundações parceiras. O intuito dessa plataforma é formar, informar e apoiar as equipes, pois sabemos que fazer a gestão da educação é complexo e requer muitos conhecimentos. Afinal, a maior parcela da educação básica no Brasil está sob a responsabilidade das redes municipais.
No período da tarde foram apresentados o calendário escolar e as demandas particular de cada escola. Logo após, os diretores concluíram o planejamento para o retorno das atividades tanto no formato remoto/ híbrido como também no formato presencial.


ASCOM – Secretaria Municipal de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário